Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Bispo emérito da diocese do município de Ruy Barbosa, Dom André morre aos 76 anos

Bispo decidiu seguir vocação de ser padre, atendendo ao convite do Papa na encíclica Fidei Donum | FOTO: Divulgação |

Dom André de Witte, o bispo emérito da diocese de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, faleceu no último domingo (25), aos 76 anos. A nota foi divulgada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), a qual presidia, sem muitos detalhes da causa da morte. “É com grande pesar que a CPT comunica o falecimento de seu presidente”, lamenta a CPT, em nota divulgada. O Dom tinha sido reeleito para presidência da Comissão no início deste mês de 2021.

Nascido em 31 de dezembro de 1944 e sendo o terceiro filho de um casal de agricultores, ele decidiu seguir a vocação de ser Padre para a América Latina, atendendo ao convite do Papa na encíclica ‘Fidei Donum’. Ao chegar no Brasil em 12 de fevereiro de 1976, ele foi trabalhar na Diocese no município de Alagoinhas, no Nordeste da Bahia. Em equipe com um colega missionário, trabalhou na Paróquia de Inhambupe e na Pastoral Rural da Diocese.

Além disso, recebeu as missões de Vigário Episcopal do Zonal do Sertão, Diretor Espiritual dos seminaristas, Coordenador Diocesano da Pastoral e Vigário Geral. Ao ser nomeado pelo Papa João Paulo II como 4º bispo da Diocese de Ruy Barbosa, ele foi ordenado em Inhambupe no dia 28 de agosto de 1994 e começou a missão no dia 18 de setembro do mesmo ano. De 1995 a 2003 foi presidente do Serviço Pastoral de Migrantes (SPM).

Ele chegou a ser presidente do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), em Juazeiro, no Vale São-Franciscano da Bahia, bem como representou a Igreja Católica na Diretoria da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (Cese). Também foi eleito vice-presidente da CPT em sua 27ª Assembleia, realizada em março de 2015, e eleito presidente em abril de 2018, durante a 30ª Assembleia Geral da Pastoral.

No dia 15 de abril do ano passado, o Papa Francisco atendeu o seu pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Ruy Barbosa, enviado por ter completado 75 anos. No mesmo ato, o Santo Padre nomeou como bispo titular da mesma diocese o Dom Estevam dos Santos Silva Filho, então bispo auxiliar na arquidiocese São Salvador, na Bahia. Com a decisão do Papa, Dom André se tornou bispo emérito.

O Dom André foi reeleito na 33ª Assembleia Nacional da CPT, realizada entre 6 e 8 de abril deste ano, para a gestão da Diretoria Nacional da CPT, como presidente, para o próximo triênio, equivalente aos anos entre 2021 e 2024.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas