CidadesCuriosidadesMenu PrincipalPolíticaTop
Trending

#Chapada: Secretária nacional de Movimentos Populares do PT lamenta falecimento do bispo emérito Dom André

Vera Lúcia Barbosa disse que o bispo teve “longa e honrosa trajetória junto aos trabalhadores rurais, atuando em diversas paróquias” da Bahia.

Com boa relação e trânsito nos movimentos sociais, principalmente os que atuam na Chapada Diamantina, Dom André de Witte, bispo emérito da diocese de Ruy Barbosa, que faleceu no último domingo (25), foi lembrado pela secretária nacional de Movimentos Populares do PT, Vera Lúcia Barbosa, a popular ‘Lucinha’. Nesta segunda-feira (26), em nota, a ex-secretária de estado disse que o bispo teve “longa e honrosa trajetória junto aos trabalhadores rurais, atuando em diversas paróquias” da Bahia.

“[Foi] fundamental para o surgimento de diversos movimentos sociais na região, inclusive o MST [Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra], sempre em defesa dos mais pobres, dos pequenos trabalhadores e da agricultura familiar”, destaca ‘Lucinha’. A petista defendeu ainda a trajetória que levou Dom André à presidência da Diretoria Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

“Enviamos toda nossa solidariedade aos amigos da CPT e da diocese, que neste momento sentem a dor da perda não apenas de um representante, mas sobretudo de um amigo, um homem que dedicou sua vida à missão em defesa da verdade, da justiça, da dignidade e do amor ao próximo”, descreve Vera Lúcia Barbosa em nota.

Jornal da Chapada

NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE

A Secretaria Nacional de Movimentos Populares do PT vem a público lamentar profundamente o falecimento de Dom André de Witte, Bispo emérito da diocese de Ruy Barbosa.

Nascido na Bélgica, Dom André chegou ao Brasil no ano de 1976 teve uma longa e honrosa trajetória junto aos trabalhadores rurais, atuando em diversas paróquias e Dioceses em diferentes regiões do estado da Bahia, especialmente na Chapada Diamantina, tendo sido fundamental para o surgimento de diversos movimentos sociais na região, inclusive o MST, sempre em defesa dos mais pobres, dos pequenos trabalhadores e da agricultura familiar.

Durante sua trajetória, esteve à frente de inúmeras funções de representação, chegando a ser presidente do IRPAA em Juazeiro e representante da Igreja Católica na Coordenadoria Ecumênica de Serviços. Nomeado Bispo da Diocese de Ruy Barbosa desde o ano de 1994, atualmente Dom André exercia a presidência da Diretoria Nacional da Comissão Pastoral da Terra.

Enviamos toda nossa solidariedade aos amigos da CPT e da Diocese, que neste momento sentem a dor da perda não apenas de um representante, mas sobretudo de um amigo, um homem que dedicou sua vida à missão em defesa da verdade, da justiça, da dignidade e do amor ao próximo.
Viva Dom André!

Vera Lúcia Barbosa
Secretária Nacional de Movimentos Populares do PT

Leia também

#Chapada: Bispo emérito da diocese do município de Ruy Barbosa, Dom André morre aos 76 anos

Etiquetas

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios