Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Mulher indígena é vítima de tentativa de feminicídio no município de Utinga; suspeito está foragido

O Mupoiba que se solidarizou com a família e amigos da indígena levando em consideração o momento de revolta e angustia | FOTO: Montagem do JC |

Uma mulher indígena pertencente ao Povo Payayá da Cabeceira do Rio, no município de Utinga, na Chapada Diamantina, foi brutalmente esfaqueada pelo companheiro. A tentativa de feminicídio aconteceu no último sábado (24). Fábia Rosa dos Anjos Marques Guerra foi atacada a golpes de faca por seu atual companheiro identificado apenas como ‘Kaique’, que segue foragido da justiça. A informação sobre a agressão contra ‘Fábia Payayá’ foi manifestada por meio de uma nota emitida pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba).

Segundo a nota, após atacar a companheira, ‘Kaique’ deixou a vítima inconsciente no local e os seus vizinhos e parentes que prestaram socorro à mulher. A prefeitura de Utinga informou que através do Hospital Municipal Santa Dulce dos Pobres prestou socorro e deu todo apoio à paciente, que devido à gravidade do seu estado clínico, necessitou ser transferida para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana. A gestão salientou que “espera que as autoridades policiais competentes adotem todas as medidas que o caso requer para que o suspeito seja encontrado”.

Em trecho da nota, a Mupoiba declarou que é preciso “dar um basta à cultura machista, misógina e patriarcal. É preciso dar um basta em todas as estruturas, instituições e representações políticas que promovem o ódio, o desprezo e a violência contra a mulher. Toda a nossa solidariedade à família e a comunidade de Fábia neste momento de angústia e revolta, nos colocamos à disposição para qualquer necessidade que possa ser mediada pelo movimento”, concluiu. Até o momento, não há mais informações sobre o estado de saúde de ‘Fábia Payayá’ e, também, não há nenhum desdobramento sobre o caso.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas