CidadesCuriosidadesMenu PrincipalSaúdeTop
Trending

#Brasil: Nova variante do coronavírus é encontrada no Rio de Janeiro; cientistas analisam se é mais transmissível e letal

O monitoramento da nova cepa seguirá para identificar os efeitos que poderão ser apresentados, ou o comportamento epidemiológico da variante.

Uma nova variante do novo coronavírus está em circulação no estado do Rio de Janeiro, de acordo com comunicado divulgado na quinta-feira (6) pelo Governo do Estado. Conforme a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro (SES), a cepa recebeu o nome P.1.2, por se tratar de uma alteração ocorrida na linhagem P.1, que surgiu em Manaus.

A P.1.2 foi encontrada principalmente na Região Norte, Regiões Metropolitana, Centro e Baixada Litorânea. Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES e idealizadora da pesquisa, Cláudia Mello, ainda não se sabe se a nova variante é mais transmissível ou letal.

“Além das mutações que já existiam na P.1, tivemos uma a mais na proteína S, e outras mutações em outras proteínas que também podem ser importantes. Ainda não podemos dizer que a variante P.1.2 é mais isso ou aquilo. Já estamos fazendo estudos para avaliar, no entanto, os resultados demoram um pouco”, afirma a coordenadora do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Ana Tereza Vasconcelos.

O monitoramento da nova cepa seguirá para identificar os efeitos que poderão ser apresentados, ou o comportamento epidemiológico da variante. Além disso, outros dois sequenciamentos de amostras do Rio de Janeiro estão em andamento, realizados pela Fiocruz e pelo Ministério da Saúde. Desde fevereiro, 708 amostras foram analisadas. A variante P1 prevaleceu nos sequenciamentos. As informações são do jornal O Globo.

Etiquetas

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios