Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Vídeo comprova relatos de moradores da região sobre passagem de meteoro; “Clarão seguido de explosão”

As pessoas viram os meteoros no céu e houve relatos até de explosão | FOTO: Reprodução/Clima Tempo |

A população de dois municípios da região da Chapada Diamantina presenciou um fenômeno, que pesquisadores indicaram como sendo a passagem de um meteoro. Os moradores de Brotas de Macaúbas, Oliveira dos Brejinhos e de outros municípios chapadeiros relataram que viram a luminosidade no céu seguida de um barulho. O caso aconteceu na manhã desta segunda-feira (17).

As câmeras do site ‘Clima Ao Vivo’ flagraram o fenômeno relatado por moradores das cidades. O presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita, confirmou que se tratou de uma passagem de um meteoro ao site G1. “Confirmou-se sim. A gente teve os relatos que já indicavam isso, muita gente que viu os bólidos [meteoros] no céu, houve relatos de explosão, que é uma das características de quando o objeto atinge as camadas mais baixas da atmosfera”, diz.

Veja aqui o vídeo

“A gente teve uma imagem de satélite, que mostrou flashes naquela região, que tinha características de um bólido e para fechar mesmo, confirmar, a gente conseguiu recuperar imagens do Clima Ao Vivo, que mostrou a passagem do meteoro na atmosfera”. De acordo com informações, a passagem do meteoro foi flagrada nas cidades de Ibitiara, Ibiquera, Andaraí e Miguel Calmon, áreas distantes uma das outras.

Segundo informações de Zurita, foi um objeto “grande e bastante luminoso” já que conseguiu ser visto durante o dia. “A gente pode garantir que é um bólido, porque ele foi visto durante o dia. Como geralmente durante o dia dificilmente o objeto consegue ser visível né, ele só é visível quando é algo muito grande e bastante luminoso”, afirma o especialista.

Uma imagem de satélite mostra um ponto azul no centro do mapa, que pode ter sido gerado pelo bólido | FOTO: NOAA/NASA |

O meteoro visto nos municípios chapadeiros pode causar tremores em paredes e janelas. O presidente da APA afirmou que não foi registrado grandes prejuízos causados pela passagem, mas muitas pessoas ouviram barulhos intensos. “Como o objeto está em uma velocidade bem superior à velocidade da luz, então ele atinge as camadas mais densas da atmosfera e a onda do choque acaba atingindo o solo, gerado pela grande velocidade do objeto”, declara ao G1.

A passagem do meteoro é considerada normal, mas não é comum de ser vista. Ao G1, Marcelo Zurita explicou que acontece cerca de quatro vezes por ano no Brasil. “A gente tem um bólido nessa magnitude três, quatro vezes, no ano, no Brasil inteiro. Durante o dia é mais difícil ainda de ser percebido, mas a gente tem imagens”, contou.

Relatos de luminosidade no céu seguida de barulho | FOTO: Reprodução/Redes Sociais |

Ainda segundo Zurita, relatos de casos como este podem ser realizados através de um formulário no site Brazilian Meteor Observation Network (Bramon). Nas redes sociais, muitas pessoas relataram ter escutado o barulho no céu.

“Sou de Cocal, Brotas de Macaúbas. Eu e meu esposo também escutamos esse estrondo”, disse uma moradora da região onde foi vista a luminosidade. “Eu ouvi aqui do povoado de Juazeiro, município de Oliveira dos Brejinhos. Achei que fosse alguma explosão em algum garimpo”, relatou outra moradora. Jornal da Chapada com texto base do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas