CidadesCuriosidadesMenu PrincipalMundoTop
Trending

#Brasil: Aretha Duarte é a primeira brasileira negra latino-americana a conquistar o Monte Everest

Para atingir o resultado, Aretha precisou arrecadar boa parte do orçamento fazendo coleta de lixo reciclável.

A montanhista brasileira, Aretha Duarte, fez história ao chegar no topo do Monte Everest, quando o relógio marcava 10:24 da manhã (horário nepalês) do sábado (23). Com isso, ela se tornou a primeira mulher negra da América Latina a subir os 8.849 metros da montanha.

No momento em que a marca foi alcançada, eram 1h29 da madrugada no Brasil. Para conseguir esse feito, Aretha precisou arrecadar boa parte do orçamento fazendo coleta de lixo reciclável.

Essa era a segunda vez que Aretha tentava chegar ao topo da montanha de maior altitude do mundo. Na primeira, ela teve problemas de tosse e sintomas de mal de altitude. Além disso, a montanhista também teve de enfrentar o ciclone que atingiu o Monte Everest na última semana.

“Nenhum sonho é maior que a nossa capacidade de realizá-lo. Essa conquista é nossa, da Aretha e de cada um de vocês, que acreditou e confiou nesta mulher sem paralelos e em sua jornada de auto transformação e regeneração socioambiental. Obrigado, do fundo do nosso coração. E que Aretha seja a primeira de MUITAS”, escreveu a equipe no Instagram da atleta.

O montanhismo ainda é uma categoria de composta por maioria de homens brancos, com poucas pessoas negras e ainda menos mulheres. Por este motivo, o feito de Aretha é histórico.

Em 2006, a norte-americana Sophia Danenberg foi a primeira mulher negra a escalar o Monte Everest. Depois, em 2019, foi a vez de Saray Khumalo, a primeira africana negra a subir o Monte Everest.

Agora, Aretha Duarte torna-se a primeira latino-americana e a terceira mulher afrodescendente chegar ao topo do Monte Everest. Jornal da Chapada com informações de Blog Descalada.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios