A Índia ultrapassou o total de 300 mil mortos pela Covid-19 e se tornou o terceiro país do mundo a atingir essa marca, nesta segunda-feira (24). O país está atrás dos Estados Unidos, que soma 580 mil óbitos, e do Brasil, que registra 449 mil.
A Índia enfrenta uma grave crise provocada por uma nova onda da doença que deixa o sistema de saúde em colapso. De acordo com os dados do Ministério da Saúde Indiano, o país registrou 4.454 óbitos pela doença nas últimas 24 horas e soma mais de 303 mil mortos.
Em outubro de 2020, uma nova variante do coronavírus foi encontrada no país, com capacidade de transmissão maior do que a cepa original. No último dia 10, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a nova variante é de “preocupação global”.
Especialistas dizem que o número real de vítimas da covid-19 na Índia é muito maior do que o indicado pelo Ministério da Saúde.
A falta de exames e de infraestrutura médica, especialmente nas áreas rurais, fizeram com que muitos que morreram após contrair a Covid-19 não fossem testados adequadamente. Mesmo em cidades bem equipadas, muitas pessoas morreram em casa e não foram incluídas no balanço oficial. As informações são do G1.