Em um período de um dia e logo após o apelo do prefeito Fábio Lago Sul (PP) pedindo cuidado e atenção à população na luta contra o coronavírus, o município de Seabra, na Chapada Diamantina, registrou seis vítimas fatais por complicações da covid-19. Com isso, o número de mortos subiu para 47. Essa não é a primeira vez que Seabra notifica número alto de óbitos por covid. Na semana passado, outras seis vítimas fatais foram contabilizadas em apenas quatro dias (veja aqui) e antes disso foram oito em sete dias (veja aqui).
Esse número soma-se aos 11 óbitos que ainda estão para ser esclarecidos, de acordo com informações do boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (23) pela Secretaria Municipal de Saúde. Desde o início da pandemia, Seabra contabiliza 4.507 casos confirmados de covid. Sendo que 3.769 se recuperaram, 691 estão sendo monitorados no município por equipes de saúde, além de 106 casos enquadrados como suspeitos e 12.021 casos descartados.
Ver essa foto no Instagram
Em um apelo publicado, através de vídeo, neste domingo (23), o prefeito pediu para os residentes contribuírem na luta contra a covid-19. “Peço que ao invés de simplesmente apontar, nos ajude a trabalhar”, ressaltou o prefeito, pedindo que os residentes da cidade chapadeira ao visualizarem pessoas descumprindo as orientações, peçam respeito para esses indivíduos.
“Quem contamina a cidade, infelizmente, é o cidadão”, ressaltou ao pontuar que uma nova cepa mais forte foi identificada na Chapada Diamantina e que essa acomete qualquer pessoa, em qualquer faixa etária. O alto índice de infecção e mortalidade por conta da covid-19, em um curto período de tempo, levou a prefeitura a firmar um acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) no início deste mês de maio.
Jornal da Chapada
Leia também