O município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, registrou novos 26 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (27) pela Secretaria Municipal de Saúde. Sem novos óbitos contabilizados por complicações do coronavírus, permanecem em 98 o número de vítimas fatais pela doença no município.
A cidade chapadeira registrou 5.570 casos confirmados de covid-19, desde o início da pandemia. Sendo desses, 206 casos ativos, 5.266 casos recuperados, e ainda existem 166 enquadrados como suspeitos e 372 sendo monitorados por equipes de saúde.
Por localidade, os bairros da zona urbana com o maior número de pessoas com casos ativos são ‘São João’ (33) e ‘Urbis’ (18). Subiu para 10 o número de comunidades da zona rural com residentes infectados pelo vírus, sendo ‘Santa Quitéria’, a que mais possui casos ativos, com três.
Taxa de ocupação de leitos
A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) encontra-se em 95%. Ou seja, dos 20 leitos, apenas um está disponível. A taxa de ocupação dos leitos clínicos continua em 40%, com 12 leitos disponíveis dos 20 existentes, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Nova remessa de vacinas
Na última quarta-feira (26), a cidade chapadeira recebeu uma nova remessa com 2.230 doses de vacinas contra a covid-19, a AstraZeneca, da Oxford, que serão destinadas para a aplicação da primeira dose, seguindo a terceira etapa do Plano Municipal de Vacinação.
“Com a chegada dessas novas doses, vamos seguir trabalhando com empenho para que a nossa população seja imunizada e a gente vença a guerra contra a pandemia!”, ressalta a prefeitura. A continuidade da vacinação da primeira dose envolve os seguintes públicos que fazem parte da terceira fase do plano: idosos acima de 60 anos, os profissionais da segurança pública, com 35 anos ou mais, profissionais da educação, com 35 anos ou mais e profissionais da limpeza pública acima de 35 anos de idade.
Vacinação
Com as novas doses, nesta quinta-feira (27) acontece a vacinação para idosos com 60 anos ou mais; profissionais da educação com 35 anos ou mais; profissionais da segurança pública com 35 anos ou mais; profissionais da limpeza pública com 35 anos ou mais. Todos estes podem ser vacinar no Ginásio de Esportes, área interna e drive-trhu, das 8h às 16h, sendo obrigatória a apresentação de documento com foto, cartão SUS ou CPF.
Desta quinta (27) até sábado (29), a vacinação também acontece para pessoas com síndrome de Down, pacientes em hemodiálise, transplantados, imunossuprimidos, autismo e transtornos intelectuais, acima de 18 anos. Demais comorbidades, com 30 anos ou mais, deficiência permanente com 30 anos ou mais e Lactantes (mulheres em aleitamento materno, de 45 dias a 12 meses de vida do bebê) com 30 anos ou mais. A vacinação de puérperas e gestantes permanece suspensa.
Este público pode se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Zona Urbana e da Zona Rural, das 8h às 16h. No entanto, há um cronograma com as comunidades atendidas. Nesta quinta (27), a vacinação ocorre no ‘Barro Vermelho’, ‘Centro’ e ‘Oriente’. Na sexta (28), no ‘Alberto Casali’, ‘Concic’, ‘São João’, ‘Jd. das Palmeiras’, ‘RM’ e ‘Urbis’.
Por fim, no sábado (29), esse público com comorbidades pode se vacinar no ‘Batalhão’ e ‘Caititú’. Todas as pessoas com comorbidades devem apresentar relatório médico válido por um ano, ficando isento apenas os pacientes que já são acompanhados pelas equipes das unidades de saúde. A SMS ressalta que cada paciente deverá ser vacinado na sua respectiva unidade de saúde.
Jornal da Chapada