Ícone do site Jornal da Chapada

#Itaberaba: Prefeito Ricardo Mascarenhas entrega escola da Concic à comunidade, que agradece e cobra mais investimentos no bairro

O prefeito Ricardo Mascarenhas durante a inauguração da escola municipal | FOTO: Divulgação |

Na última sexta-feira, dia 28 de maio, o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), entregou a Escola Euclides Barbosa à comunidade do bairro da Concic, arredores da cidade portal de entrada da Chapada Diamantina. A inauguração foi restrita devido às normas sanitárias impostas pela pandemia do novo coronavírus, entretanto, foi prestigiada por lideranças políticas locais e regionais.

O prefeito Ricardo estava acompanhado de vários colaboradores do seu governo, a exemplo da secretária de Educação, a pedagoga Nogma Britto, do titular de Agricultura, Fabricio Martinez, e do secretário Municipal de Governo, Zenildo Aragão, o popular ‘Paraná’.

Prestigiaram o evento ainda a pré-candidata a deputada estadual Kátia Bacelar (PL), o prefeito de Iaçu Nixon Duarte (PSD), a defensora pública de Itaberaba, doutora Camila Andrejanini, o empresário Francisco Queiroz, o popular ‘Chiquinho da Discultura’ e vereadores, representando o Poder Legislativo Municipal, a exemplo de Evanilton Oliveira de Souza, o popular ‘Peba’ do povoado de Santa Quitéria.

Durante a solenidade, os políticos fizeram uso da palavra e todos elogiaram a estrutura da unidade escolar, ao trabalho dinâmico da secretária Nogma Britto e os investimentos realizados na área de educação pela administração do prefeito Ricardo. Na oportunidade, a ex-secretária de Cultura, Nalva Nolácio, e ‘Paraná’, que falaram representando os moradores da Concic, além de agradecerem a construção da escola, cobraram do prefeito mais duas obras de infraestrutura para o bairro.

A escola municipal totalmente reformada em Itaberaba | FOTO: Divulgação |

Nolácio reivindicou a construção da praça e ‘Paraná’ a construção de uma quadra poliesportiva. No entanto, quem fez sucesso no evento foi a garotinha Dafine Berguen, que mostrou a desenvoltura da criança na ‘era digital’. Ela já é uma Influenciadora. Ao agradecer a escola nova, ela atuou em três áreas do conhecimento literário, ao ler um agradecimento ao prefeito, recitar um poema e ao mostrar a voz cantando um pedaço de uma canção, tudo autoral.

Segundo Monica Sampaio Oliveira, diretora da Escola Euclides Barbosa, há cinco anos a unidade atende 200 alunos do primeiro ao quinto ano do Fundamental I e funciona em dois turnos, matutino e vespertino, beneficiando crianças na faixa etária de 6 a 12 anos.

Depois da reconstrução (veja foto do antes e do depois nesta publicação) a Escola Euclides Barbosa possui uma estrutura com cinco salas de aula, uma para os professores, uma para coordenadores, diretoria, secretaria, sala de recursos multifuncionais com videoteca e biblioteca. Tem ainda refeitório e cozinha, complexos sanitários adaptados feminino e masculino, além de uma quadra coberta e parque infantil, em uma estrutura completamente murada.

A unidade educacional foi entregue à comunidade escolar totalmente equipada, inclusive com salas climatizadas, internet, TV em cada sala, além dos alunos receberem o tênis padronizado e o kit pedagógico, marcas da administração de Ricardo Mascarenhas.

“Nosso sentimento é de eterna gratidão. Há mais ou menos um ano, o prefeito Ricardo Mascarenhas esteve aqui a pedido de nossa comunidade e, na oportunidade, reivindicamos apenas a construção do muro da escola. E, para nossa felicidade, estamos recebendo esse presentão, ou seja, uma escola totalmente reconstruída e equipada com tudo que precisamos para desenvolver um trabalho de excelência”, declara a diretora Monica.

Ela completa dizendo que a Escola Euclides Barbosa possui uma equipe composta por 27 profissionais, sendo uma diretora, uma coordenadora pedagógica, 13 professores, além do pessoal de apoio.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas