Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeitura de Boa Vista do Tupim firma parceria para apoiar titulação definitiva de assentamentos

Há nove áreas de reforma agrária em Boa Vista do Tupim | FOTO: Divulgação |

A prefeitura do município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, assinou na última segunda-feira (14) uma parceria com o Programa Titula Brasil para apoiar a titulação definitiva de assentamentos, além da regularização fundiária de terras públicas e rurais da União.

No município chapadeiro, há nove áreas de reforma agrária onde vivem 1.056 famílias assentadas. A cidade se junta a Ibiquera, que também assinou os termos recentemente. Nos dois municípios, as ações do Titula Brasil atenderão 1.439 assentados que vivem em 13 áreas.

Com isso, as duas prefeituras aguardam a publicação no Diário Oficial da União (DOU) dos extratos das parcerias para iniciarem o treinamento de seus servidores para a formação do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária.

Os treinamentos são promovidos pela Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro), na modalidade Educação a Distância (EaD), com carga horária total de 40 horas. O superintendente do Incra na Bahia, Paulo Emmanuel Alves, ressalta que a autarquia já contabiliza 77 prefeituras aderentes ao Titula Brasil no estado.

Dentre essas, 22 adesões foram indeferidas por não possuírem assentamentos e nem terra pública da União e houve uma desistência. “Esperamos ampliar as prefeituras parceiras e, assim, podermos acelerar os processos para titulação definitiva de assentamentos baianos”, frisa Alves.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas