O vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, cumpriu uma extensa agenda nos municípios de Ibotirama, Mucugê e Itaetê, na quarta-feira (16) e quinta-feira (17), para conhecer projetos e iniciativas que se encaixam na proposta da Agenda de Desenvolvimento Territorial da Bahia (AG-Ter). Na oportunidade se reuniu ainda com gestores municipais dos territórios do Velho Chico, Chapada Diamantina e Bacia do Paraguaçu para discutir o monitoramento e atualização do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável.
Em viagem ao interior do estado desde o início da semana, onde tem tratado da execução de diversos projetos, João Leão destaca o esforço do governo na criação de novos polos econômicos no estado. “Na terça, fomos à região do Médio São Francisco, onde apresentamos para alguns investidores o potencial econômico do Polo Agroindustrial e Bioenergético que em breve entrará em funcionamento. Nós visitamos iniciativas bastante interessantes em Ibotirama e Mucugê e acreditamos muito que o caminho para o desenvolvimento do nosso estado passa por este esforço que o governo tem feito para fomentar esses polos de desenvolvimento no interior”.
No município de Ibotirama, onde o Governo do Estado, sob coordenação da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), está avaliando a possibilidade de implantação de um polo de fruticultura, a comitiva visitou a Fazenda Lago Azul, para conhecer o trabalho da Associação de Agricultores Familiares Campo Verde. Eles atualmente produzem banana, abóbora, aipim, mamão, coco e melancia que abastecem Ibotirama e região. Ainda em Ibotirama, Leão entregou a Estação de Tratamento de Água do distrito de Boa Vista do Lagamar, uma obra da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), visitou um parque de energia solar da Ecoluz e a Cooperativa Velho Chico, que produz mel e outros produtos orgânicos, na zona rural do município.
Em Mucugê, na companhia do secretário municipal de Agricultura, Ernesto Matos, o vice-governador visitou a Escola Anaci Paim, onde já funcionou uma Escola Agrotécnica e existe a intenção de requalificar o projeto, recuperar as instalações e implantar uma Fazenda Escola em parceria com a iniciativa privada. A atualização do Plano de Desenvolvimento Territorial foi discutida em reunião no município de Itaetê com a participação de prefeitos e vereadores da Bacia do Paraguaçu, com a intenção de potencializar ações e projetos que beneficiem a região. As informações são de assessoria.
Leia também