Um novo óbito por complicações da covid-19 foi registrado no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (1º) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Com isso, o número de vítimas fatais em razão da doença subiu para 112.
Já foram realizados 18.178 testes rápidos na cidade, para detecção do vírus. Desde o início da pandemia, foram 6.521 casos confirmados de covid-19 no município. Sendo destes, 352 casos ativos, 6.057 casos recuperados, além de 202 casos enquadrados como suspeitos e 556 sendo monitorados por equipes de saúde.
Por mapeamento, os bairros da zona urbana com o maior número de pessoas com casos ativos passaram a ser: ‘Centro’ (36) e ‘Independente’ (32). Subiu para 11 o número de comunidades da zona rural com residentes infectados pelo vírus. Destes, ‘Vila São Vicente’ aparece com mais casos ativos, sendo quatro.
Taxa de ocupação de leitos
A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) diminuiu para 95%. Ou seja, dos 20 leitos, apenas um está disponível. Assim como a taxa de ocupação dos leitos clínicos caiu para 40%, com 12 leitos disponíveis dos 20 existentes, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Vacinas
Novas doses de vacinas chegaram no município, que segue com a vacinação. Foram enviadas para a cidade 1.150 doses da vacina da Oxford/AstraZeneca, que serão destinadas para dar continuidade a aplicação da 1ª dose, para as pessoas com 40 anos ou mais. “Com esse novo recebimento, vamos seguir em frente com a vacinação em Itaberaba seguindo o critério por idade”, anunciou a gestão.
Jornal da Chapada