Uma ‘fake news’ tosca circula nas redes sociais e precisou da intervenção do governador Rui Costa (PT). É que a notícia falsa usa o nome do chefe do Executivo para atribuir um decreto esdrúxulo de que com as temperaturas baixas na Bahia, o cidadão não precisa tomar banho.
Isso mesmo, a fake diz que “o banho passa a ser facultativo em todo o estado da Bahia, por conta das baixas temperaturas últimas semanas. A partir de 01/07/21, lavar somente os pés para dormir passa a contar como banho completo. Cumpra-se!”, aponta o texto em imagem falsa.
E o pior é que teve ‘parente de Cascão’ concordando com a falsa medida. “Já que não foi o senhor [Rui Costa] que decretou, eu mesma decreto. Um frio retado, pra que tomar banho, heim?”, aponta um internauta.
“O senhor estava aqui na Chapada Diamantina, duvido que tomou banho frio”, diz outro ‘cascudo’, que ainda marcou o governador Rui Costa. E o gestor petista usou as redes para ajudar a desfazer o imbróglio, inclusive destacando que seu nome não se escreve com ‘Y’, como o falso decreto apresenta.
“Gente, é fake news isso aí, viu? Ainda escreveram meu nome errado… Mas rapaz, o cidadão não quer tomar banho e ainda coloca meu nome no meio! Aonde já se viu? 😂 Como eu acordo bem cedo, eu gosto do banho frio, faz bem pra acordar e começar o dia com energia pra correria!”, escreve o governador.
Jornal da Chapada