Os moradores da rua ‘Jason Alves Palmeiras’, do município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, realizaram uma manifestação no último sábado (3), por volta das 10h, em frente à prefeitura e Câmara de Vereadores da cidade, em favor da retirada de um lixão que fica na frente do conjunto habitacional de casinhas populares e está sendo frequentemente alvo de queimadas.
O movimento ‘Retirada do Lixão Já’ foi iniciado justamente em razão das queimas constantes do lixão. Na manifestação, estiveram aproximadamente 50 pessoas no local, em razão da pandemia de covid-19. “Não poderia atender a comunidade, pois teria que respeitar as ordens e os critérios da Organização Mundial de Saúde [OMS] e foi marcada uma reunião com os organizadores do movimento”, explicou Ednaldo Ferreira, que lidera a organização do movimento juntamente com Fabiana Cardoso.
Na ocasião, os populares se manifestaram com cartazes que com dizeres como “A poluição, ganância e estupidez são as maiores ameaças do planeta” e gritos como “queremos respeito”, “fora lixão” e “queremos respirar”. A gestão municipal marcou uma reunião com os dois representantes nesta segunda-feira (5), no gabinete da prefeitura.
Jornal da Chapada