Até o próximo dia 17, o município de Central, que integra a região de Saúde de Irecê, na Chapada Velha, está sendo contemplado com o atendimento do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. A unidade móvel, equipada com mamógrafos de última geração, está atendendo a população alvo na Praça do Mercado, Centro, com a meta de realizar 1.370 exames.
Ainda na região de Irecê, o Saúde sem Fronteiras está beneficiando mulheres residentes nos municípios de Irecê, Canarana, Xique-Xique e Lapão, com a meta de atender 7.996 mulheres.
Até o próximo mês de agosto, a meta da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) é atender mais de 25 mil mulheres de 40 a 69 anos nos 19 municípios da região, com a realização de mamografia, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama. Para ser atendida, a mulher deverá levar um documento de identidade (RG), Cartão do SUS e um comprovante de endereço.
O Saúde sem Fronteiras, programa da Secretaria da Saúde do Estado, tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento.
Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. As informações são de assessoria.