O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), divulgou na segunda-feira (5) que a capital baiana terá o primeiro evento-teste em 29 de julho para a retomada do setor de entretenimento na cidade, após 15 meses de pandemia de covid-19.
Conforme o gestor, a ideia, caso os números de transmissão e de ocupação de leitos permitam, é de que o primeiro evento seja no Centro de Convenções de Salvador, na Orla da Boca do Rio, e tenha 500 pessoas, sendo que todas elas devem estar vacinadas com, no mínimo, a primeira dose da vacina contra a covid-19.
Além disso, a prefeitura negocia uma parceria com a Fiocruz para realizar um estudo no qual irá monitorar possíveis casos de covid-19 no público do evento-teste.
Também há o pensamento, para um próximo passo, da realização de um segundo evento-teste, já com um público maior. Uma das opções é da realização de um mini-carnaval em uma das três ilhas de Salvador – Bom Jesus, Ilha dos Frades ou Ilha de Maré, sendo restrito apenas para a população da ilha. Seriam montadas barreiras para impedir a entrada de pessoas de fora. Contudo, ainda não há uma data definida.
“A realização do evento-teste em Salvador ainda está em fase de planejamento pela Prefeitura e deverá contribuir para a avaliação geral e aprovação de um futuro protocolo para a retomada gradual e responsável do setor de eventos”, informou a prefeitura.
“É importante lembrar que, para isso, os números da Covid-19 na cidade, principalmente as taxas de ocupação de leitos de UTI e de transmissão [RT], precisam continuar caindo em Salvador”, completou. Jornal da Chapada com informações de Folha de São Paulo e Correio 24 horas.