O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no segundo turno das eleições. É o que diz levantamento da Quaest Consultoria e Pesquisa e banco Genial Investimentos, divulgado nesta quarta-feira (7). Lula teria 54% das intenções de votos contra 33% de Bolsonaro. Bolsonaro venceria a eleição nos cenários simulados pelo instituto para o segundo turno apenas contra o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM), por 39% a 31%.
Contra o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) perderia por 44% a 36%; empataria com o governador de São Paulo João Doria (PSDB), por 38% a 38%; com o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM), por 37% a 36%, e com o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB), por 38% a 33%. Em levantamento feito para o primeiro turno, Lula venceria com 43% contra 28% de Bolsonaro. Ciro Gomes ficaria com 10%.
Rejeição
Já sobre a taxa de rejeição, 42% dos entrevistados disseram que “não votariam” em Lula, bem abaixo do patamar de Ciro (58%) e Bolsonaro (61%). Os índices dos demais candidatos variaram entre 62% e 71%, mas, segundo o cientista político Felipe Nunes, da Quaest, também refletem a baixa taxa de conhecimento que eles têm no eleitorado.
O menos conhecido é Rodrigo Pacheco, de quem 64% nunca ouviram falar, seguido por Tasso Jereissati (62%), Eduardo Leite (60%), Mandetta (39%), Doria (21%) e Ciro (12%). Nenhum entrevistado disse desconhecer Lula, enquanto 2% afirmaram que nunca ouviram falar de Bolsonaro. A redação é do site da Revista Fórum.
Veja o levantamento completo abaixo:
Pesquisa para eleições de 2022 – Baixar