• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

#Brasil: Biogás de esterco animal proporciona melhorias no semiárido nordestino; confira aqui

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
9 julho 2021 - 20h22
no Cidades, Curiosidades, Economia, Menu Principal, Top
0
#Brasil: Biogás de esterco animal proporciona melhorias no semiárido nordestino; confira aqui

Aluísio Brás de Souza, da comunidade Sítio Jatobá, em Carnaíba (PE), um dos agricultores que passaram a usar o biogás como fonte de energia | FOTO: Ana Mendes/Divulgação |

Em 2008, a construção de biodigestores artesanais foi iniciada em Pernambuco. Membro da Associação Agroecológica de Agricultores do Sertão do Pajeú (AASP), a agricultora Fátima Souto tem um dos primeiros biodigestores construídos em São José do Egito, um dos municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú no semiárido nordestino.

“Meu marido ia no curral do vizinho, pegava o esterco de porco e botava no biodigestor duas ou três vezes por semana e a gente cozinhava a semana todinha”, conta Fátima. “O povo se queixando que o gás estava caro e eu nem sabia o valor”.

A tecnologia social, inspirada em modelo da Índia, é composta por uma caixa de carga, abastecida com água e esterco, um tanque de fermentação isolado do ar atmosférico e uma caixa de descarga. Os materiais entram em decomposição e geram o biogás que tem em sua composição o metano e pode ser usado para cozinhar, substituindo o botijão de gás.

Gerando energia renovável, a tecnologia tem impacto positivo na qualidade de vida das famílias agricultoras. De acordo com outra agricultora de Pernambuco, Iraneide Maria de Oliveira, a tecnologia “veio pra melhorar a nossa vida. Com o dinheiro que a gente deixa de comprar o botijão, que está quase 100 reais, a gente compra outra coisa, né?”.

Biodigestor construído em São Bento do Una (PE) | FOTO: Diaconia/Divulgação |

Com o alto preço do gás liquefeito de petróleo, torna-se comum o uso da madeira em fogões a lenha, prejudicando a saúde, em razão da aspiração da fumaça e das cinzas geradas durante a queima.

“É nossa intenção diminuir cada vez mais a pressão sobre o bioma da Caatinga, que sofre com a extração de madeira para produção de energia, parte pelas famílias e parte muito mais significativa pela indústria, padarias, pizzarias e o gesso em algumas regiões do Nordeste”, pontua Ita Porto, coordenadora do Território Sertão do Pajeú da Diaconia, organização social que divulga e implementa a tecnologia do biodigestor, visto que a Caatinga enfrenta processo de desertificação, que já atingiu cerca de 13% de seu território.

Logo, o uso constante do esterco, além de colaborar com a economia, impacta positivamente na saúde humana e meio ambiente. Com o esterco, proveniente da criação de animais do entorno, é possível diminuir a emissão de gases de efeito estufa.

Além disso, o processo de produção do biogás tem ainda como subproduto o biofertilizante, esterco com menor quantidade de gases e rico em nutrientes, que serve como adubo orgânico para o pomar e os cultivos da agricultura familiar.

Os especialistas estimam que cerca de 2 mil biodigestores estão funcionando no semiárido nordestino. “No primeiro projeto foram construídas três unidades no município de Afogados da Ingazeira, em Pernambuco, e daí começou a crescer”, conta Mário Farias Júnior, coordenador da Organização da Sociedade Civil Cetra em Sobral, no Ceará. Jornal da Chapada com informações de texto base do Uol.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Tags: chapada diamantinaCidadescovid-19Jornal da ChapadaNovo Coronavíruspandemia
Post Anterior

#Brasil: Ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde diz que pediu demissão devido a politização das vacinas

Próximo Post

#Chapada: Professor faz por cálculo o censo do distrito de Igatu, em Andaraí, desde 1994; local tem contagem com categorias

Próximo Post
#Chapada: Professor faz por cálculo o censo do distrito de Igatu, em Andaraí, desde 1994; local tem contagem com categorias

#Chapada: Professor faz por cálculo o censo do distrito de Igatu, em Andaraí, desde 1994; local tem contagem com categorias

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.