O livro digital intitulado de ‘As Quadrilhas de Lençóis’, que conta as histórias das quadrilhas ‘Adolecê’ e ‘Rosalina’ da cidade da Chapada Diamantina, foi lançado através do projeto ‘Alegria Viva das Quadrilhas de Lençóis’ e encontra-se disponível gratuitamente na plataforma da Rede de Culturas Tradicionais e Populares da cidade.
Na obra, é enfatizado que há detalhes que vão além da coreografia ensaiada e dos passos tradicionais de danças juninas, visto que as quadrilhas juninas exibem o desafio de liderar e vivenciar a experiência, algo que faz parte da história da cultura de Lençóis.
O livro conta que a quadrilha junina é uma reinvenção cultural de tradição oral nordestina e que facilita e celebra os vínculos de afetividades, reafirmando identidade e ancestralidade dos povos e territórios.
Logo, o projeto obteve o objetivo de apoiar os dois grupos de quadrilhas juninas, em razão das histórias e atuações culturais de grande ênfase para as festas de São João na cidade.
Além de ser realizado pelos grupos, o projeto contou com parceria do ponto de cultura Grãos de Luz e Griô e a Rede de Culturas Populares e Tradicionais de Lençóis.
Além disso, obteve o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, do governo federal.
Jornal da Chapada