A assembleia do Consórcio Chapada Forte debateu na última quinta-feira (15) pautas para desenvolvimento e fomento da agropecuária na região, como aspectos rurais, fundiários, de agroindustrialização e de recursos hídricos.
Na ocasião, o secretário estadual de Agricultura, João Carlos Oliveira, participou da reunião, assim como técnicos, 30 prefeitos e secretários de Agricultura dos municípios que compõem o ‘Chapada Forte’. O vice-presidente do consórcio, o prefeito de Boa Vista do Tupim, Helder Lopes Campos, o popular ‘Dinho’ (PSDB) acompanhou os debates de perto.
Os assuntos pautados foram: assistência técnica e extensão rural; regularização fundiária e ambiental; insumos e equipamentos produtivos; agroindustrialização e aliança comercial com o setor privado. Ainda foi debatido recursos hídricos da Chapada Diamantina e organização da cadeia produtiva da proteína animal e da agricultura.
O titular da pasta estadual ressaltou a importância de fazer parceria, sobretudo com os municípios, para desenvolver e fomentar a agropecuária na região. Ainda durante a reunião, também foi tratada a revitalização do Rio Utinga e a melhor utilização das suas águas.
Ele ainda acrescentou a vocação da região para a agricultura, sendo uma das maiores produtoras de batata do estado. Também foi enfatizada a referência da Chapada Diamantina no cultivo do café, da fruticultura, assim como foi destacada que Mucugê, em breve, terá uma vinícola em pleno funcionamento.
Jornal da Chapada