Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Assembleia de Consórcio Chapada Forte debate pautas para desenvolvimento e fomentação da agropecuária na região

Vice-presidente do consórcio, o prefeito de Boa Vista do Tupim acompanhou os debates | FOTO: Divulgação |

A assembleia do Consórcio Chapada Forte debateu na última quinta-feira (15) pautas para desenvolvimento e fomento da agropecuária na região, como aspectos rurais, fundiários, de agroindustrialização e de recursos hídricos.

Na ocasião, o secretário estadual de Agricultura, João Carlos Oliveira, participou da reunião, assim como técnicos, 30 prefeitos e secretários de Agricultura dos municípios que compõem o ‘Chapada Forte’. O vice-presidente do consórcio, o prefeito de Boa Vista do Tupim, Helder Lopes Campos, o popular ‘Dinho’ (PSDB) acompanhou os debates de perto.

Os assuntos pautados foram: assistência técnica e extensão rural; regularização fundiária e ambiental; insumos e equipamentos produtivos; agroindustrialização e aliança comercial com o setor privado. Ainda foi debatido recursos hídricos da Chapada Diamantina e organização da cadeia produtiva da proteína animal e da agricultura.

O titular da pasta estadual ressaltou a importância de fazer parceria, sobretudo com os municípios, para desenvolver e fomentar a agropecuária na região. Ainda durante a reunião, também foi tratada a revitalização do Rio Utinga e a melhor utilização das suas águas.

Ele ainda acrescentou a vocação da região para a agricultura, sendo uma das maiores produtoras de batata do estado. Também foi enfatizada a referência da Chapada Diamantina no cultivo do café, da fruticultura, assim como foi destacada que Mucugê, em breve, terá uma vinícola em pleno funcionamento.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas