O município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, identificou 11 novos casos de covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (22) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Sem novas mortes por complicações da doença há 10 dias, a cidade permanece com 113 vítimas fatais da doença infectocontagiosa.
Desde o início da pandemia, foram 6.922 casos confirmados de covid-19 no município chapadeiro. Desses, 198 estão ativos e 6.611 se recuperaram. Há ainda 129 casos enquadrados como suspeitos e 326 casos estão sendo monitorados por equipes de saúde. A SMS já realizou 18.952 testes para a detecção da covid-19.
Por localidades, os bairros da zona urbana com o maior número de pessoas com casos ativos são: ‘São João (26) e ‘Centro’ (25). São três comunidades da zona rural com residentes infectados pelo vírus. Desses, ‘Vila São Vicente’ aparece com maior número de casos ativos, sendo sete.
Taxa de ocupação de leitos
A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) continua em 75%. Ou seja, dos 20 leitos, apenas cinco estão disponíveis. A taxa de ocupação dos leitos clínicos também permanece em 20%, com 16 leitos disponíveis dos 20 existentes, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Vacinação
Já são mais de 35 mil doses da vacina contra a covid-19 aplicadas no município. Destes, 26.489 foram destinadas para a primeira dose e 9.025 para a segunda dose. “São mais de 35 mil doses de amor, alegria e esperança pelo fim da pandemia. Seguimos firme, trabalhando com empenho e agilidade para proteger a vida da nossa gente. Enquanto isso, continue se cuidando. Vacina no braço, seja qual for, e máscara no rosto salvam vidas”, ressalta a gestão.
Jornal da Chapada