O prefeito do município de Ibiquera, na Chapada Diamantina, Ivan Almeida (PP), defendeu a regionalização da saúde e agradeceu ao governador Rui Costa (PT) pela entrega da Policlínica Regional de Saúde de Itaberaba, portal de entrada da região, como forma de reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS) e de ampliar o acesso a exames complexos. A entrega do equipamento vai acontecer às 10h desta sexta-feira (23).
“Gostaria de agradecer ao governador Rui Costa por estar realizando um sonho de todos nós, prefeitos da Chapada Diamantina, que é a entrega da Policlínica da Chapada, uma das grandes obras do Governo do Estado, para podermos transformar a saúde da Bahia. Isso mostra o seu compromisso e a sua responsabilidade”, disse ao acrescentar que a unidade vai fazer a diferença para os residentes de toda a região chapadeira.
A população dos 23 municípios que integram o ‘Consórcio de Saúde Chapada Unida’ terá acesso aos atendimentos de média e alta complexidade em diversas especialidades. Estima-se que mais de 400 mil habitantes desfrutem dos benefícios do equipamento de saúde, que obteve investimento de cerca de R$30 milhões.
Os municípios consorciados da Policlínica Regional de Saúde da Chapada Diamantina, com sede em Itaberaba são: Itaberaba, Seabra, Nova Redenção, Utinga, Wagner, Ibiquera, Iaçu, Marcionílio Souza, Andaraí, Abaíra, Boninal, Macajuba, Ipirá, Iraquara, Lençóis, Boa Vista do Tupim, Itaetê, Piatã, Ibitiara, Souto Soares, Iraquara, Lajedinho, Novo Horizonte, Palmeiras, Mucugê e Ruy Barbosa.
Na estrutura, de 2.848,32 metros quadrados, haverá as seguintes especialidades: angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia.
Há ainda os seguintes exames que serão oferecidos: ressonância magnética (com e sem contraste), tomografia (com e sem contraste), mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, eletroneuromiografia, teste ergométrico, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, entre outros, ligados a especialidade de oftalmologia.
Também serão realizados biópsia da mama, tireóide, próstata, dérmica, gastroentestinal, dentre outros. Estão inclusos também os procedimentos de vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético.
Jornal da Chapada
Leia também