A prefeita do município de Nova Redenção, Guilma Soares (PT), também defendeu a importância da instalação e entrega da Policlínica Regional de Saúde, que aconteceu nesta sexta-feira (23) em Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. Durante o evento, que contou com a presença de vários prefeitos das cidades que serão beneficiadas com o investimento, Guilma falou que a unidade é um marco para a saúde regional.
“A saúde da gente vai melhorar cem por cento. A policlínica em Itaberaba atenderá a população de Nova Redenção e de outras 22 cidades que tanto precisavam desses serviços de média e alta complexidade. Parabéns ao governador Rui Costa por mais esse enorme benefício para todos nós”, diz a gestora petista, que esteve em Itaberaba com comitiva formada pelo vice Rodrigo Ribeiro (PP) e o secretário de Governo, Ivan Soares.
Para Ivan, a policlínica vai incrementar o atendimento de saúde na região, “porque o grande problema da maioria dos municípios é a alta e a média complexidade, que tem que se deslocar com os pacientes para Salvador. Temos uma casa alugada, empregada, alimentação, água, luz, uma despesa astronômica para manter isso na capital e muitas vezes esse paciente vai lá fazer a ressonância magnética, uma mamografia, ou para levar material para fazer a biópsia, então a policlínica tem todas essas especialidades e isso vai encurtar a nossa estrada”.
O titular da pasta de Governo de Nova Redenção explica que para Salvador são 410km, ida e volta são quase mil. “Agora, Nova Redenção para Itaberaba são 128km, serão 250km de ida e volta, sendo que o paciente vai ter um carro, o horário marcado com a sua consulta e voltar no mesmo dia. Então, só esse conforto já é algo extremo, além da economia financeira, que vai ser no custo de carro, de gasolina”, completa.
A policlínica foi entregue pelo governador da Bahia Rui Costa (PT), que participou do evento junto com o secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas e de comitiva política formada por prefeitos, vereadores e parlamentares. Essa unidade de saúde teve investimento de R$29,2 milhões entre obras, equipamentos e veículos.
De acordo com a prefeita Guilma Soares, os serviços ambulatoriais especializados e exames de alta complexidade serão oferecidos aos habitantes de 23 cidades da Chapada. “O nosso município tem a saúde como atenção básica e com a realização desses exames nossa gente só tem a ganhar”, completa. Nova Redenção ganhou uma van específica para conduzir os pacientes até a policlínica. O veículo seguirá o roteiro Nova Redenção, Ibiquera e Itaberaba.
Leia também