Imagine encontrar uma pedra preciosa avaliada em mais de R$500 milhões em seu quintal. O caso aconteceu com um comerciante, conhecido por ‘Sr. Gemage’, no município de Ratnapura, no Sri Lanka, localizado ao sul da Índia. O tesouro estava no quintal de sua casa. A rocha encontrada tem 510 quilos e avaliada em 72 milhões de libras esterlinas, o equivalente a R$515 milhões.
O local é conhecido como a ‘cidade das joias’. O achado se trata de um aglomerado de safiras. O tesouro foi encontrado quando o homem contratou pessoas para escavarem um poço e foi alertado pelos trabalhadores sobre a existência de pedras raras e preciosas no local. A descoberta aconteceu há um ano, mas as autoridades do Sri Lanka estavam realizando processos burocráticos. A rocha tem passado por limpezas e análises desde que foi encontrada.
De acordo com o presidente da Autoridade Nacional de Joias e Gemas do Sri Lanka, Thilak Weerasinghe, trata-se de uma safira estrela, provavelmente a maior do mundo, e, devido ao seu tamanho, é possível que possa ser adquirida por colecionadores privados ou museus. Jornal da Chapada com informações do portal UOL e Correio 24h.