Os municípios chapadeiros estão se reinventando na convocação das pessoas para a vacinação contra a covid-19. Antes da produção das vacinas, os especialistas acreditavam que os indivíduos correriam para as filas de vacinação, em busca de receber o imunizante. Contudo, com a vacina disponível, o que está acontecendo é o inverso do que era esperado. As prefeituras estão precisando ousar na criatividade para chamar a atenção do público-alvo.
Em alguns casos, com a ausência de pessoas que já possuem a disponibilidade de se vacinarem, as gestões estão precisando ampliar a faixa etária, para não perder as doses. Este caso aconteceu no município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, que agora já vacina o público com 24 anos ou mais e vem avançando nessa vacinação em massa. Em algumas localidades, a vacina já alcança a população com 18 anos.
Morro do Chapéu utilizou de um grupo musical que fez bastante sucesso e é reconhecido pelas pessoas com a idade do seu público-alvo: É o Tchan. “Atenção nascidos ao som de É O TCHAN, é hora de vacinar”, chamou a secretaria municipal de saúde, com um vídeo do grupo dançando.
O município de Seabra se apropriou de uma das redes sociais mais famosas da faixa etária que está se vacinando: MSN. As típicas notificações que mostram quando as pessoas ficam online se transformaram nos avisos dos imunizantes disponíveis na cidade chapadeira.
Ainda no vídeo, a cidade utilizou do lendário “chamar a atenção” do outro usuário, no qual aparece alertando para o público-alvo que está na hora de se vacinar contra a covid-19. “Gostei dessa arte”, comentou uma internauta aos risos.
A cidade também publicou outra foto, com diversos doces conhecidos pelo público de 30 anos. “Trintou, BB. Essa geração não teve nutella, mas esses doces eram sucesso”, diz a gestão, que também brinca com vídeos de enfermeiras dançando e comemorando a ampliação da idade, visto que agora o município está vacinando pessoas com 30 anos ou mais.
Brincar com objetos reconhecidos pelo público-alvo foi a alternativa buscada pela gestão de Marcionílio Souza. “Se durante os anos 90, você ouvia altas músicas no seu walkman enquanto ia para a escola, é o seu dia de se vacinar contra a covid-19”, pontuou.
Um seguidor foi um dos internautas que amou a ideia da prefeitura. “Genial a propaganda com associação da imagem e tempo. Show!!”, afirmou. Atualmente a cidade já está vacinando o público com 25 anos ou mais. “Juventude forte é juventude vacinada”, pontua a prefeitura.
Jornal da Chapada