Ícone do site Jornal da Chapada

#Opinião: Safra de prefeitos na Chapada Diamantina ajuda no desenvolvimento da região

O número de gestores preocupados com o desenvolvimento cresceu na Chapada | FOTO: Montagem do JC |

Já que conhecemos a região da Chapada Diamantina como as palmas das mãos, conseguimos avaliar de que forma o desenvolvimento tem chegado para cada município mesmo com a pandemia de covid-19. E a safra de prefeitos e prefeitas mostra que esses políticos eleitos pelo voto popular estão realmente trabalhando para melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento social econômico, além de reforçarem o combate ao novo coronavírus. Nós criticamos contas rejeitadas e colocamos quando são aprovadas. Mas vamos fazer além disso. Aliás, temos o direito e essa ousadia de falar sobre esses gestores que conhecemos e que temos certeza que se algum ou alguém da oposição contestar pode ter certeza que é dor de cotovelo.

Até o momento, não sabemos de amanhã em diante, vamos nos dar o direito de falar, pela primeira vez, dos gestores que acompanhamos e que conhecemos da Chapada Diamantina. Vamos começar simplesmente por Marcionílio Souza, com Hermínio José, o conhecido ‘Corró’ (PP), que vem fazendo um trabalho dinâmico. Em algum momento pode até ter sido mal entendido, porque no momento em que ele recebeu o município, tinha que ser firme em suas posições. E foi isso que ele fez, tomou posições. O município está caminhando por trilho do desenvolvimento e tem batalhado junto com seu deputado federal Ronaldo Carleto (PP-BA) para ter emendas para o município.

O prefeito do município de Marcionílio Souza, Hermínio José Mercês, o popular ‘Corró’ | FOTO: Divulgação |

‘Corró’ tem lutado de todas as formas para ir em busca de melhorias para o município e tem conseguido. Sempre que entramos em contato com as pessoas que moram em Marcionílio Souza, as pessoas dizem “que o município está mudando, o prefeito está fazendo um bom serviço”. Claro que vai ter sempre aqueles que criticam, o que é bastante natural em se tratando de política. Sem a oposição também não adianta fazer política. Então, podemos afirmar que esse está fazendo um bom trabalho.

Na sequência, tem Boa Vista do Tupim. Lá, tem a experiência de um prefeito que está completando 16 anos de gestão ou mais. E sua administração ficou na história como o prefeito que trouxe os assentamentos. A reforma agrária na verdade veio para Chapada através do prefeito Helder Lopes Campos, mais conhecido por ‘Dinho’ (PSDB). Se lembrarmos dos conflitos que aconteceram lá, com embate envolvendo até polícia, ‘Dinho’ sempre esteve à frente. Hoje tem vários pais da reforma agrária em Boa Vista do Tupim, mas acreditamos que o povo está tão satisfeito que reelegeu o prefeito. É uma frase irônica, para bom entendedor, meia frase basta!

‘Dinho’ foi reeleito em Boa Vista do Tupim e vai comandar a prefeitura até 2024 | FOTO: Divulgação |

Não poderíamos deixar de falar de Ibiquera. Esse jovem gestor, Ivan Almeida (PP), transformou e moralizou a prefeitura do município, tanto é que conhecemos comerciantes, talvez o mais forte da cidade, que diz: “Me afastei da política porque hoje eu sei que meu município está em boas mãos”. Jovem, direito e bom pagador. Claro que a gente sabe que ser bom pagador é uma obrigação do prefeito. Mas quantos não fazem isso? E ele moralizou! Quem não quer vender hoje à prefeitura de Ibiquera? Todos querem vender porque sabem que recebem. Esta é uma realidade, então é um gestor responsável.

O prefeito Ivan Almeida assumiu seu segundo mandato em janeiro de 2021 | FOTO: Divulgação |

Mas vamos a diante, vamos para Nova Redenção! Oposição, acreditamos que hoje não existe oposição. São os cães raivosos que entram para tentar atrapalhar, porque não dá para esconder que entre a gestão de Ivan Soares e a gestão de Guilma Soares, ninguém na história de Redenção levou tanto benefícios para o município. Não vamos enumerar, pois se for enumerar vai tomar o espaço da coluna. Mas continuam trabalhando e, acreditamos, o povo está satisfeito.

Seguindo em frente nós vamos para Lençóis. Uma grata surpresa porque conhecemos Lençóis e vários gestores já passaram por lá. No entanto, essa jovem gestora, dizemos jovem por conta da idade que ela tem e, sim, ela é uma mulher que vem desempenhando um papel realmente de gestora. Vai em Secretarias, entra e sai de órgãos públicos, tudo com a ajuda da deputada estadual Ivana Bastos (PSD). Vanessa Senna é uma prefeita atuante que tem ajudado no desenvolvimento regional. Ela vai para cima, batalha pelo município e vai até Brasília, está recorrentemente em Salvador, e o gestor tem que fazer isso para buscar o melhor. Se o deputado foi votado em seu município não importa que ele seja o seu representante, vá até ele para alocar uma emenda ou então em época de campanha queime ele no município dizendo que nada fez.

O ex-prefeito Ivan Soares e a atual gestora de Nova Redenção Guilma Soares | FOTO: Jornal da Chapada |

Vamos ali em Piatã. Outro jovem administrador, Marcos Paulo (PDT) tem revolucionado o município. Inclusive em uma conversa a pouco tempo que tivemos na policlínica de Itaberaba, ele narrou para a gente o saldo que ele tem do Fundo de Participação do Município (FPM), para você ver que quando o dinheiro é bem administrado, sobra e dá para fazer tudo. E ele está mudando a cara de Piatã, deve continuar. E vamos para Morro do Chapéu, onde outra mulher tem revolucionado a cidade. Temos que ter orgulho das mulheres na política, uma melhor que a outra. Em Morro, a organização da máquina e o combate aos efeitos da pandemia são destaques, e olha que é apenas o começo.

A gestora Vanessa Senna reforça a atuação das mulheres em prefeituras da Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação |

Mas vamos descer para chegar em Utinga, onde um apaixonado pela política e por gestão chega ao seu quarto mandato. O município é tido como o que mais cresce proporcionalmente e tem o “gestor número um da Chapada”. Acompanhamos de perto a atuação de Joyuson Vieira (PSB). A administração de Utinga tem um prefeito que senta com o advogado, com o contador, olha tudo que se passa em seu município. Não é por acaso que é um recordista de mandato.

Marcos Paulo sucedeu o gestor ‘Ed Peças’ | FOTO: Reprodução |

Não se pode deixar de falar também do portal de entrada da Chapada Diamantina. Itaberaba é a ‘pedra que brilha’ na região. Itaberaba hoje tem um homem no comando, mas já teve muitos ‘moleques’ governando, o que atrasou muito o desenvolvimento. Ricardo Mascarenhas tem uma idade de ser filho e neto de boa parte dos políticos da região. Então é preciso dizer que esse rapaz não veio para brincar. Como diz o vice-governador João Leão (PP), “esse bonitão bota realmente para quebrar”. Ricardo não perde viagem. Ele não vai a Brasília para voltar de mão vazia até hoje. Tem um fato que podemos narrar aqui, que todos sabem que é realidade. A única viagem que ele ia voltar de mãos vazias, ele descobriu que o Banco do Brasil estava doando computadores usados. Não é que foi lá e conseguiu 80 computadores para as associações em seu município!

Juliana Araújo é uma das revelações em gestão pública do interior da Bahia | FOTO: Reprodução/Facebook |

Então, esse homem já fez coisas de tremer a terra, como brincamos aqui no interior. Ricardo ainda tem, junto com os prefeitos da Chapada, conseguido obras importantes para o desenvolvimento e autonomia da região, como foi o caso da Policlínica Regional. Também teve a estrada de Itaberaba para Iaçu, porque antes, quando foi feito a muitos anos atrás, foi feita Itaberaba a Ruy Barbosa para beneficiar os coronéis da Chapada. Mas ele foi em busca e todos diziam: “agora ele inventou a Santa Casa, era o compromisso que ele fez de campanha e ele não vai cumprir”. Olha bem, visitamos a Santa Casa recentemente e ficamos deslumbrados porque já tem mais de 70% da obra concluída. Então, com certeza o mais tardar em janeiro do próximo ano, vamos ter de volta aquela antiga unidade de saúde que faz falta para toda a Chapada Diamantina.

O prefeito de Utinga, Joyuson Vieira | FOTO: Reprodução |

Não vamos ficar aqui ‘tapeando’ ou dizer que temos uma saúde de 70% ou 80% que não temos. Essa é uma realidade! Mas com ele, temos certeza que vai chegar a 70% ou até 80% da saúde de Itaberaba. Não estamos falando ainda da Casa de Parto, que é um equipamento importantíssima para saúde das mulheres, mas temos a UPA24h, emergência e tudo que você pensou em um município ter na área de saúde Itaberaba tem. Se não tem, ainda, mas está chegando.

O prefeito Ricardo Mascarenhas durante cerimônia online para receber o Selo Unicef | FOTO: Divulgação |

Claro que existe muitos outros prefeitos na Chapada fazendo bons trabalhos, é que temos acompanhado de perto esses gestores. Mas em uma próxima opinião pode surgir novos nomes para aumentar essa lista. Vamos continuar trabalhando para poder analisar outros gestores. Não apenas esses e se eles não continuarem desse jeito, voltamos a montar uma nova lista. Como a gente pensa nas críticas, resolvemos falar a realidade para o que representam esses casos de gestores da região. É que dentre esses prefeitos que citamos, no futuro, podemos até pensar em voltar a ter deputados da própria Chapada Diamantina, para aqueles que não acreditam, paguem para ver!

Direção do Jornal da Chapada
Deninha Fernandes
José Carlos Fernandes

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas