A reabertura do Memorial do Garimpeiro na próxima quinta-feira (19), no município de Lençóis, na Chapada Diamantina, às 19h, vai marcar o encerramento do projeto Festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos, o padroeiro dos garimpeiros da cidade chapadeira.
O projeto é realizado pela Sociedade União dos Mineiros (SUM), em parceria com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (Ipac). O evento contará com autoridades, beneficiários das ações do projeto e associados, que irão conhecer a nova exposição do Memorial do Garimpeiro, criado em 2018, que tem como a principal atração a estátua do garimpeiro.
Textos produzidos pela vice-presidente Ivaldete Roldão serão expostos, na ocasião, com o intuito de contar a história do garimpo, assim como ressaltar a contribuição dos garimpeiros para a história e cultura das Lavras Diamantinas.
O projeto contou com a execução de 17 ações de salvaguarda cultural, a partir do esforço da SUM, com o intuito de obter o registro da festa como patrimônio imaterial nacional e estadual. As realizações do projeto em benefício dos grupos da cultura popular da cidade chapadeira serão apresentadas na ocasião.
Além disso, o projeto da festa do padroeiro dos garimpeiros de Lençóis teve apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia-Ipac (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
O evento de encerramento do projeto será realizado na sede da SUM e atenderá ao protocolo de prevenção da covid-19. Demais informações podem ser encontradas no site www.senhordospassoslencoisba.com.br e nas redes sociais Instagram @senhordospassoslencoisba e Facebook – Festa de Senhor dos Passos Lençóis-Ba.
Após o encerramento do projeto, a SUM terá 30 dias para apresentar o relatório financeiro e das atividades realizadas, que serão posteriormente disponibilizados no site www.senhordospassoslencoisba.com.br.
No total, foram beneficiadas cerca de 120 pessoas diretamente envolvidas nas ações do projeto destinadas à difusão da festa como bem cultural; à qualificação dos integrantes dos grupos beneficiários e ao apoio material aos grupos da cultura popular de Lençóis, além da Phylarmônica Lyra Popular e do Santuário Senhor dos Passos.
Jornal da Chapada