O ex-presidente Lula (PT) afirmou, durante discurso na quarta-feira (25), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que os baianos vão eleger Jaques Wagner (PT) para governador e Otto Alencar (PSD-BA) para mais um mandato de senador nas eleições de 2022. O político, recebido pelo governador Rui Costa (PT), encontra-se em Salvador para cumprir agenda de encontros com movimentos sociais, sindicais e políticos de diferentes partidos.
“Se depender povo baiano, iremos eleger o ‘galego’ [Wagner] para governador, eleger Otto senador, além de eleger uma boa bancada de deputados federais e estaduais”, declarou o ex-presidente. Já ao comentar sobre Rui, Lula projetou um cenário futuro otimista para o atual governador da Bahia. “Quem sabe qual será o caminho do Rui? Ele que se prepare porque muita coisa vai acontecer”, afirmou.
Durante diálogo na quarta-feira (25), Lula debateu sobre o combate à fome e reconstrução do Brasil. Ele se manifestou sobre a conjuntura da crise econômica e sanitária e alternativas para combater a fome e reconstruir o país. “É inadmissível que num país que tem mais cabeça de gado do que habitantes, a gente veja tantos brasileiros na porta de açougue fazendo fila pra comprar ossos pra fazer uma sopa. O Brasil precisa voltar a ser humanista, acabar com a fome, estender a mão para o outro. É insuportável testemunhar a diferença entre aqueles que comem e aqueles que não têm o que comer”, disse o ex-presidente.
O encontro de Lula contou com representantes de organizações sociais do campo e da cidade, agricultores familiares, trabalhadores sem-terra, jovens, indígenas, servidores públicos e líderes sindicais. Ainda no encontro desta quarta-feira (25), o presidente da Alba, deputado Adolfo Menezes (PSD), afirmou que Lula é o “melhor presidente que o Brasil já teve”. Na ocasião, o chefe do legislativo estadual ainda criticou o descontrole da economia brasileira.
Lula ainda foi presentado pelo chefe da Alba com uma camisa do Esporte Clube Bahia, gravado nas costas Lula 22. “Para você continuar a sua malhação com a senhora Janja”, sugeriu Adolfo em alusão a foto do casal que rendeu diversos memes e comparação com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas redes sociais em razão do físico de Lula. Estiveram presentes na ocasião Rui Costa (PT), Adolfo Menezes, os senadores baianos Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD), a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o presidente da legenda na Bahia, Éden Valadares.
“O grande problema no Brasil é a herança escravocrata que perpetua o racismo e se incomoda de construir casa pra pobre, essa mesma herança escravocrata não se emociona ao ver a filha de uma empregada doméstica chegar a se formar em medicina numa universidade pública. O Brasil é um país de muitas potencialidades, de um povo extraordinário. O Brasil não é o país do ódio ou da violência. O Brasil é o país do amor e da solidariedade”, completou o debate, o governador Rui Costa. Jornal da Chapada com informações de Muita Informação.
Confira entrevista com Lula no segundo dia dele na Bahia