A reabertura do histórico Mercado Cultural do município de Lençóis, na Chapada Diamantina, no último sábado (28) e a Feira de Artesanato, que ocorreu no final de semana, contagiaram os moradores e turistas com as atrações. A gestão municipal de Vanessa Senna (PSD) vem investindo na cultura, inclusão social, geração de renda, contextos culturais, entretenimento e lazer.
O mercado recebeu novas instalações para camarim, mezanino, área comercial e iluminação especial. O evento contou ainda com a inauguração do Palco Gagum, uma indicação feita pela Câmara Municipal em homenagem à escritora e professora Gagum, filha de garimpeiros que deixou como legado diversos registros em forma de poesia.
Na ocasião, o secretário da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) Davidson Magalhães e outras autoridades locais participaram do evento. A programação contou com apresentação de grupos culturais como a capoeira e a marujada, além de shows, exposição e venda do artesanato regional e exibição de minis documentários sobre reisados, produzidos através do projeto Festa do Senhor dos Passos da Lei Aldir Blanc.
O artesanato regional que contou com trabalhos que refletem as manifestações populares, visto que a cidade chapadeira tem um celeiro de artesãs e artesãos, reuniu pessoas de outros locais como Abaíra, Morro do Chapéu, Rio de Contas, Seabra, Mucugê, Andaraí, Piatã, Palmeiras e Barra da Estiva. Conforme informações do governo da Bahia, a cidade de Jacobina recebe a Feira no próximo fim de semana, ou seja, nos dias 4 e 5 de setembro.
Jornal da Chapada