Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeitura de Marcionílio Souza inova e constrói PPA com participação da juventude

A gestão envolveu os jovens na construção de políticas públicas | FOTO: Divulgação |

O município de Marcionílio Souza, na Chapada Diamantina, inovou ao construir o Plano Plurianual (PPA) com a participação de jovens e outros representantes da população local, neste mês em que foi celebrado o Dia Mundial da Juventude. O incentivo da gestão do prefeito Hermínio José Mercês, o popular ‘Corró’ (PP), aos jovens, foi reconhecido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Por meio de formato remoto, os cidadãos, principalmente os mais novos, responderam a um questionário e apresentaram sugestões que farão parte do instrumento de gestão. Os encontros começaram no mês de abril e “o objetivo da prefeitura foi promover a inserção social, elencando prioridades e sugestões para a gestão”, pontua o prefeito.

A equipe da prefeitura, contando com secretários e técnicos, e representantes do legislativo municipal se reuniram com a juventude local, sociedade civil, sindicatos, representantes de bairros e igrejas para a construção do PPA. Os representantes municipais explicaram para a população como se constrói o plano e como ele funciona.

Conforme informações da CNM, a parte final da construção participativa contou com três dias de reuniões presenciais. Na ocasião, os envolvidos foram convidados a pensar de maneira estratégica, com inovações também nas metodologias utilizadas na definição de uma série de problemas. A ação contou com o apoio do Grupo Orcoma, uma empresa de consultoria especializada em contabilidade, que fornece assistência para organismos da área pública e privada.

Segundo a técnica em planejamento municipal responsável pela realização e condução dos trabalhos, Bruna Jenifer Pereira, 25 anos, o novo modelo de definir as prioridades tem uma representação enorme para a cidade. “Foi um momento histórico porque pela primeira vez a população pôde participar, opinar e construir”, destacou ao site da CNM.

A inovação também foi ressaltada pela supervisora do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Saúde (SUS), Vanessa Amancio. “Três dias de muito conhecimento e trocas de experiências, em que foi possível observar a participação de cada um com o objetivo de buscar o melhor para a população”, disse para a CNM. Jornal da Chapada com informações de Agência CNM de Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas