CidadesCulturaCuriosidadesMenu PrincipalTop
Trending

#Chapada: Jacobina recebe Feira de Artesanato neste final de semana para aquecer turismo e impulsionar cultura

A Feira já passou por duas cidades: Maragogipinho, que fica na Região Metropolitana de Salvador, e Lençóis, na Chapada Diamantina.

O município de Jacobina, na Chapada Norte, recebe a Feira Artesanato da Bahia neste final de semana. O evento acontece no sábado (4) e domingo (5), das 10h às 21h, na ‘Praça Rio Branco’, promovendo a exposição e comercialização de produtos de artesãs e artesãos e, consequentemente, aquecendo o turismo e impulsionando a cultura regional.

A Feira já passou por duas cidades: Maragogipinho, que fica na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e Lençóis, na Chapada Diamantina. E, agora, perpassa pelo município de Jacobina, localidade que contém trabalhos artesanais que refletem manifestações populares. O evento segue os protocolos recomendados de combate à covid-19.

De acordo com Ângela Guimarães, coordenadora de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a expectativa da feira é positiva. “As feiras são oportunidade de geração de renda para o segmento, que foi fortemente atingido pela pandemia”, salienta.

A realização da Feira Artesanato da Bahia é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Associação Fábrica Cultural. O evento conta com o apoio das prefeituras municipais.

Lençóis foi a última cidade a receber a feira | FOTO: Divulgação |

Passagem por Lençóis
Lençóis recebeu a feira no último final de semana e atraiu moradores e turistas ao histórico Mercado Cultural. Os visitantes conseguiram adquirir produtos artesanais e dialogar obre o processo produtivo, além de conhecer a origem das técnicas utilizadas pelos artesãos, que destacam a identidade do artesanato local.

Ainda na programação do evento, Lençóis recebeu o Encontro Regional de Artesãs e Artesãos, que contou com representantes de 10 municípios. presidido por Ângela Guimarães, coordenadora de Fomento ao Artesanato da Setre. O encontro contou com discussão de alguns temas, como propostas para uma melhor produção e atuação do profissional no mercado. Ainda na ocasião, foram apresentadas as políticas públicas do Governo da Bahia para o setor.

Próximos destinos
Após Maragogipinho, Lençóis e Jacobina, o evento segue visitando as cidades de Vitória da Conquista, entre 11 e 12 de setembro. Em seguida, passa em Cachoeira, entre 17 e 18 de setembro, além de Juazeiro (24 e 25/09) e Porto Seguro (2 e 3/10).

Jornal da Chapada

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios