Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Êxodo urbano na região chapadeira provoca aumento de queixas sobre uso de drogas e ações de gangues

Ibicoara tem sofrido com o êxodo | FOTO: Montagem do JC/Achei Sudoeste |

Não é apenas Salvador, capital da Bahia, que vem sendo afetada, nos últimos tempos, com brigas entre gangues de traficantes, aumento de comercialização de drogas e deixando, consequentemente, os bairros vulneráveis, de acordo com o jornalista e escritor Jolivaldo Freitas. Ele afirma, em artigo, que “está difícil sobreviver ao caos”.

Em sua passagem pela Chapada Diamantina, Freitas ouviu bastante queixas de moradores do distrito de Cascavel, em Ibicoara, que estão assustados com a ação das gangues e com a grande chegada das drogas, em razão do aumento do êxodo urbano, impulsionado pela pandemia de covid-19.

Contudo, não é apenas o distrito que vem relatando essas queixas. Guias e moradores da região afirmam que o êxodo urbano está acontecendo de maneira desordenada, visto que muitas pessoas estão optando por sair das áreas urbanas, inclusive em razão do aumento da violência, e se mudar para localidades mais tranquilas.

Mas para além de maneira desordenada, este êxodo urbano está impactando negativamente na região. Além de consequências negativas ambientais, o êxodo está propiciando a violência, drogas, prostituição e o próprio turismo de forma antrópica. Jornal da Chapada com informações de artigo de Jolivaldo Freitas para o Portal A Tarde.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas