Corpo de Bombeiros Militar da Bahia emitiu uma nota na manhã deste sábado (11) para informar que especialistas em prevenção e combate a incêndios florestais conseguiram controlar o fogo que atingia vegetação próxima da BR-242, na região do Morro do Pai Inácio, município de Palmeiras, na Chapada Diamantina.
De acordo com informações de assessoria, o orquidário que estava ameaçado de ser atingido pelas chamas também foi preservado. Neste sábado, “os militares estão percorrendo toda área atingida para identificar possíveis novos focos” e resolver a situação antes que se espalhe e tome proporção.
Ainda conforme a nota de assessoria, o combate contou com o apoio de brigadistas voluntários, de representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da comunidade local. “Esse apoio foi muito importante e conseguimos controlar o incêndio rápido, preservando áreas fundamentais para a natureza”, explica o major BM Márcio Jansen.
A assessoria do Corpo de Bombeiros salienta que é “importante que a população não realize queimas, pois o fogo pode sair do controle de forma rápida e atingir outras áreas”. E a corporação reforça que “os incêndios florestais prejudicam a fauna, a flora e podem atingir propriedades e a comunidade local”.
Jornal da Chapada
Leia também