O vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na costa do continente africano, entrou em alerta amarelo de erupção após autoridades espanholas avaliarem as atividades sísmicas da região — e o Brasil pode ser afetado caso haja uma explosão. Adormecido há décadas, o vulcão deu sinais de atividade moderada nas últimas semanas. Segundo pesquisadores, o Cumbre Vieja tem uma potência capaz de gerar um tsunami que atingiria todas as Américas, inclusive o Brasil.
Em entrevista ao UOL, o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, explicou que, caso haja a erupção do vulcão, não há certeza que será gerado um tsunami: “Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima,” afirmou.
Actualización actividad volcánica La Palma. El IGN @IGNSpain @IGN_Sismologia ha generado esta imagen de la deformación del suelo. Se ha elevado 6cm en algunas zonas del Suroeste de la isla. Este proceso ya se vivió en El Hierro. Es normal en un proceso de reactivación volcánica. pic.twitter.com/hKr0rShtpG
— Volcanes de Canarias (@VolcansCanarias) September 15, 2021
No entanto, diversos pesquisadores e estudos confirmaram a hipótese de que um tsunami pode ser gerado por uma erupção explosiva do vulcão. Uma pesquisa feita na UFPR pelo geólogo Mauro Gustavo Resse Filho explicou que a erupção pode causar um deslocamento de massa:
“Este movimento por sua vez, poderá ser capaz de gerar um tsunami que percorrerá distâncias transatlânticas e que atingirá o praticamente todos os países banhados pelo oceano Atlântico. A partir da modelagem de tal evento, obteve-se a informação que toda a costa brasileira será afetada,” afirma o pesquisador.
Conforme explicado, não há certeza de que o vulcão entrará em erupção, de que esta será explosiva ou irá gerar um movimento potente o suficiente para trazer ondas gigantes ao litoral do Brasil. Contudo, segundo o site Metsul, a região de La Palma enfrenta um aumento significativo nos movimentos sísmicos que aumenta o alerta para os países. As informações são da revista Rolling Stone.