A prefeitura de Utinga, administrada pelo prefeito Joyuson Vieira (PSB), pede que a população denuncie as queimadas. A gestão salientou, na última segunda-feira (20), por meio das redes sociais, que as queimadas se tratam de um crime ambiental e prejudicam a população, animais e o meio ambiente.
A punição, conforme a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), tem pena entre um a quatro anos de reclusão. A denúncia pode ser feita por meio de Whatsapp: (75) 99973-9018 e através de telefone: (75) 3625-8836.
“Uma consequência visível em áreas incendiadas é a destruição da vegetação, que tem um papel importante na redução do gás carbônico na atmosfera, o que ajuda a reduzir as consequências danosas do efeito estufa”, pontuou a gestão.
Conforme a prefeitura, as queimadas ocasionam a perda de biodiversidade e problemas de saúde às pessoas. “Por conter vários elementos tóxicos ao nosso organismo, a fumaça agrava algumas doenças respiratórias, como a asma, bronquite, sinusite, rinite e covid-19”, explica a prefeitura.
Jornal da Chapada