O combate a incêndios florestais continua em diferentes regiões da Bahia. Na Chapada Diamantina, ao menos cinco focos são combatidos em municípios como Lençóis, Iraquara, Palmeiras, Barra e Macaúbas, esses dois últimos já na Chapada Velha. As informações são do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), que emitiu boletim atualizado com os dados detalhados de cada de região neste domingo (3). Há fogo também sendo combatido no oeste e na divisa com o Piauí.
No município de Palmeiras, informações enviadas ao Jornal da Chapada mostram que o incêndio florestal no Gerais do Vieira, próximo ao Vale do Capão, voltou neste domingo. Já em Iraquara, o combate acontece na região de água do carrapato, no povoado do Riacho do Mel. “Na região do Rio da Piroca os bombeiros também realizam o combate numa região de mata densa e bastante íngreme”, aponta nota de assessoria do Corpo de Bombeiros.
No município de Lençóis, precisamente no povoado de Currais, os bombeiros conseguiram proteger casas e currais das chamas realizando combate direto e a confecção de aceiros. Em Macaúbas, “os bombeiros vão acessar novos focos identificados através do monitoramento por drone. A área é íngreme, o que dificulta o acesso da guarnição”, descreve a nota enviada para a imprensa.
Já em Barra, as chamas são combatidas na comunidade do Igarité. “O combate continua de forma direta e indireta. Os bombeiros estão realizando aceiros com o apoio de tratores cedidos pela prefeitura local”, completa a nota do Corpo de Bombeiros.
Confira mais informações dos combates no oeste e em outras regiões da Bahia:
Uibaí – Na região do Cânion e na região da Casa do Vaqueiro não há sinal de incêndio. Na na área próxima a Carreiro do Boi foi realizado o combate direto e indireto de novos focos, com o apoio de aeronaves.
Barreiras – O incêndio está extinto na localidade da cachoeira Acaba Vida
Barreiras – No pvoado Vau Novo o incêndio está extinto.
Barreiras – Em Serra Talhada os bombeiros estão realizando o combate direto e indireto, com a confecção de aceitos, numa linha de fogo de 2 quilômetros num terreno pedregoso. Tratores de moradores locais estão dando apoio no combate.
Riachão das Neves – Na região de Cariparé foi realizado o combate de um novo foco. Em Barrinha as aeronaves realizaram sobrevôo para a identificação das áreas atingidas pelas chamas.
Ibotirama – Na região do Cercado a guarnição impediu que o incêndio atingisse as residências próximas através do combate direto, no sábado (2). Neste domingo os bombeiros continuam realizando o combate na localidade.
Formosa do Rio Preto – No vilarejo Pavão foi realizado o monitoramento e não foram encontrados novo a focos. Os bombeiros também combateram o incêndio em vegetação no perímetro da cidade neste sábado (2).
Caracol-PI/Aroeiras-BA – Os bombeiros estão divididos duas equipes de trabalho. Uma está realizando o monitoramento em Baixãozinho e a outra está realizando o combate em Angico dos Dias.
Jornal da Chapada