Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Governo federal anuncia licitação para elaboração de estudos ambientais e projeto para construção de canal no sertão no estado

Rio Paraguaçu ocupa 10% do território baiano | FOTO: Reprodução/TV Bahia |

Uma licitação foi anunciada, na última terça-feira (19), pelo governo federal, para elaboração de estudos ambientais e de projeto básico para a construção do canal do sertão baiano. O intuito é de levar água do Rio São Francisco à bacia do Rio Paraguaçu, que nasce na Chapada Diamantina, e sofre com a seca e ameaça de abastecimento em 86 municípios na Bahia.

O Rio Paraguaçu desagua na Baía de Todos-os-Santos e foi limitado em 50% pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A decisão foi em razão do baixo nível do rio, que foi ocasionado por falta de chuvas, uso desordenado de água e deficiência na gestão de recursos hídricos.

Projeto do governo federal
O projeto prevê a construção de um canal que terá quase 300 km de extensão e tem previsão de que as obras sejam concluídas em 10 anos. O canal irá começar na estação de bombeamento do Projeto Salitre, na zona rural de Juazeiro, e irá passar pelas barragens de Ponto Novo, Pedras Altas e São José do Jacuípe, que alimenta o leito do Rio Jacuípe.

Em seguida, o canal seguirá pelos municípios de Gavião e Riachão de Jacuípe até chegar na barragem de Pedra do Cavalo, que absteve o município de Feira de Santana. As águas irão ajudar mais de 70 mil produtores rurais e mais de 4,5 mil piscicultores.

Rio Paraguaçu
O Rio Paraguaçu ocupa 10% do território baiano, passando por 86 municípios e somando 150 rios, sendo responsável pelo abastecimento de 60% da população da RMS e, além disso, cerca de 2 milhões de baianos dependem das águas do Paraguaçu. Essa bacia, que tem sofrido com a crise hídrica, vai ceder água para o canal. Jornal da Chapada com informações de G1 Bahia e Correio 24 horas.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas