A Pré-Jornada da Agroecologia acontece entre os dias 13 e 15 de novembro deste ano, na comunidade da ‘Bocaína, zona rural do município de Piatã, na Chapada Diamantina. O evento é organizado pela ‘Teia dos Povos’, uma articulação de movimentos, e acontece diante do contexto de disputa por terra e água na região.
Conforme organizadores, em torno do tema central ‘Terra e Território’, as pré-jornadas de agroecologia são fundamentais para dialogar com os núcleos de base, ampliar o debate sobre agroecologia e fortalecer dos povos. Sendo eventos que contribuem para garantia de lutas e resistência dos povos, a Pré-Jornada será realizada no território das nascentes.
“Somos uma comunidade quilombola e estamos lutando pela continuação da nossa comunidade. Convidamos todos e todas para participarem conosco da Pré-Jornada de Agroecologia, em novembro”, salienta o Movimento S.O.S. Bocaina e Mocó.
O encontro vai ser um fortalecedor para a ‘VII Jornada de Agroecologia’, que acontecerá entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro de 2022, no Quilombo Conceição, situado no município de Salinas da Margarida, território afro-indígena, no Recôncavo Baiano, conforme carta convocatória. As Jornadas de Agroecologia são grandes encontros, entre diferentes povos de distintos territórios em luta.
Jornal da Chapada