Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Cup of Excellence seleciona amostras de café da região para fase internacional da competição

O anúncio dos vencedores e a cerimônia de premiação ocorrerão, de maneira virtual, no dia 18 de novembro | FOTO: Divulgação |

O júri nacional do Cup of Excellence – Brasil 2021, principal concurso de qualidade, selecionou, na quarta-feira (20), as amostras do café da Chapada Diamantina para a fase internacional da competição e assim, disputar o título de melhor café especial do Brasil na safra 2021. No total, 40 amostras foram definidas pelo júri, sendo que todas tiveram notas superiores a 88 pontos na escala de zero a 100.

Dentre os cafés classificados para a última fase no concurso, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE), 12 (30% do total) são da Indicação de Procedência Matas de Minas.

Na sequência, vêm Denominação de Origem Mantiqueira de Minas, com nove (22,5%); Chapada Diamantina, com oito (20%); Média Mogiana, Montanhas do Espírito Santo e Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro, cada uma com três (7,5%); e Indicação de Procedência Alta Mogiana e Sul de Minas, com uma cada (2,5%). A lista completa está disponível no site da BSCA.

As 40 amostras serão enviadas pela Associação a grupos de especialistas em diversos países, que foram selecionados previamente pela organização do Cup of Excellence para compor o júri internacional e realizar a análise final, entre 21 de outubro e 14 de novembro, definindo os campeões da competição. Os campeões serão os 30 melhores cafés que obtiverem nota igual ou superior a 87 pontos e ganharão o direito de serem comercializadas em disputado leilão mundial, via internet.

Deste grupo, também fazem parte três degustadores brasileiros, que foram escolhidos para representar o grupo de 14 juízes nacionais. O anúncio dos vencedores e a cerimônia de premiação ocorrerão, de maneira virtual, no dia 18 de novembro.

“Os cafeicultores brasileiros seguem aprimorando sua produção a cada safra e a qualidade desta nos surpreendeu demais, principalmente quando recordamos a seca que atingiu os cafezais no fim do ano passado e no começo deste. Apesar das adversidades climáticas, os cafés que passaram para a fase final tiveram nota de corte superior a 88 pontos, acima dos 86 previstos no regulamento, o que evidencia a resiliência e a excepcional qualidade dos cafés produzidos no Brasil”, destaca Vanusia Nogueira, diretora da BSCA.

Mais amostras de café
Além dos cafés finalistas, as 37 amostras seguintes na classificação, que obtiveram nota igual ou maior que 86 pontos, foram denominadas Brazil Select e irão para venda, durante 45 dias, a partir de 21 de outubro, em um marketplace. Assim, o concurso deste ano abre a oportunidade para a comercialização de 77 cafés: 30 campeões, 10 National Winners, que são os lotes que não forem vencedores na fase internacional, e os 37 semifinalistas. Jornal da Chapada com informações de Notícias Agrícolas.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas