• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

#Bahia: Fundação Pedro Calmon celebra Semana Nacional do Livro e da Biblioteca com programação para incentivar leitura

Estagiário 1 por Estagiário 1
25 outubro 2021 - 05h40
no Cidades, Curiosidades, Educação, Menu Principal, Top
0
#Bahia: Fundação Pedro Calmon celebra Semana Nacional do Livro e da Biblioteca com programação para incentivar leitura

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é um evento do calendário nacional | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

De 23 a 29 de outubro é celebrado em todo Brasil, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca pautada para fomentar o gosto pela leitura, a difusão do livro e ao acesso a informação, nas suas mais diversas plataformas. A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é um evento do calendário nacional, instituída pelo Decreto n° 84.631 e a data final consagrada como o Dia Nacional do Livro.

No âmbito do Governo do Estado, o órgão que atua no desenvolvimento da política do livro e da leitura, assim como, na gestão do Sistema Estadual de Bibliotecas é a Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), unidade vinculada à Secretaria de Cultura.

Neste sentido, a FPC vem ao longo dos últimos anos trabalhando com o propósito de incentivar a leitura, a formação de mediadores de leitura e fomentar, divulgar a produção de livros, fomentar a expansão e manutenção dos serviços bibliotecários em todos os Territórios de Identidade do Estado.

Essa política é desenvolvida mediante apoio a organizações e pessoas que trabalhem para este fim, através de editais específicos, formação de leitores e mediadores de leitura e sobretudo de crianças e adolescentes. E visam garantir o acesso democrático e gratuito à informação e ao conhecimento, estimulando a prática da leitura como instrumento para o exercício da cidadania.

Durante toda Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a FPC compartilhará conjunto de textos que reúnem dados, depoimentos e informações acerca das ações nestas pautas na última década e que sintetiza os possíveis caminhos das políticas neste campo. A programação prevê divulgação das iniciativas e investimentos, com o objetivo de destacar a importância da leitura, como a participação em eventos literários e o acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais.

Dentre os textos, um “Especial Bibex” que traz o histórico de viagens e projetos realizados pela Biblioteca de Extensão (Bibex), destacando seus números e acervos disponíveis a partir da itinerância. E, no intuito de difundir o livro e a biblioteca apresentaremos o acervo que compõe nossas unidades; o Setor Braille – localizado na Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB); o sistema online para consulta e renovação de empréstimo, Pergamum, e o conteúdo virtual disponibilizado no site da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé.

Além disso, a Semana busca, também, valorizar o profissional que atua em Bibliotecas Comunitárias e o seu papel no incentivo ao livro, leitura e escrita. Todos os textos estarão disponibilizados no site da FPC www.fpc.ba.gov.br e nas redes da instituição @fpedrocalmon. A proposta é integrar ao conjunto de ações nacionais que pautam o livro como importante instrumento de compartilhamento de conhecimento, assim como, as bibliotecas. Com informações de assessoria.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

#Chapada: Chuva ajuda a extinguir incêndios em municípios chapadeiros; confira previsão do tempo para o final de semana

Próximo Post

#Bahia: Filme ‘Marighella’ terá pré-estreia no Teatro Castro Alves em Salvador nesta segunda

Próximo Post
#Bahia: Filme ‘Marighella’ terá pré-estreia no Teatro Castro Alves em Salvador nesta segunda

#Bahia: Filme 'Marighella' terá pré-estreia no Teatro Castro Alves em Salvador nesta segunda

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.