Ícone do site Jornal da Chapada

#Eleições2022: Eleitores da Bahia tentam combinar ACM Neto e Lula, segundo pesquisa

Luiz Inácio Lula da Silva e ACM Neto | FOTO: Montagem do JC/Instituto Lula/Agecom |

Pesquisa de intenção de voto realizada na Bahia mostra que parte relevante do eleitorado combina o voto presidencial no PT e o voto para governador no DEM, apesar de os petistas controlarem politicamente o Estado desde 2006. O nome do senador Jaques Wagner (PT), que foi governador por dois mandatos, não agradaria tanto os eleitores.

Na disputa presidencial conforme o jornal Valor, o ex-presidente Luz Inácio Lula da Silva lidera com 62% ou 63% nas simulações de primeiro turno, conforme o quadro de adversários. Na disputa pelo governo estadual a liderança folgada é do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, com 45%. Ele é presidente nacional do DEM, arquirrival do PT.

O levantamento foi feito pela consultoria Atlas entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro. Com 627 respostas coletadas, a margem de erro é de 3 pontos.

A pesquisa Atlas é feita pela internet por meio de anúncios publicitários, a consultoria dispara milhares de convites aleatoriamente para internautas da área a ser investigada Ao clicar no convite, o eleitor é direcionado ao questionário do estudo.

Dispositivos de segurança impedem que o respondente repasse a pesquisa a outras pessoas ou preencha mais de um questionário. As respostas são coletadas até que haja quantidade suficiente que se enquadre no perfil da amostra previamente desenhada pelos pesquisadores.

Calibragens são feitas para corrigir fata ou excesso de representação e eventual viés de não resposta por certos grupos.

Pesquisas assim só podem ser comparada com levantamento que tenha adotado a mesma metodologia. Não podemm ser comparadas com pesquisas por meio de entrevistas presenciais nem com estudos feitos por telefone por meio de operador ou mensagem gravada.

No primeiro cenário de primeiro turno da eleição presidencial, Lula marca 63%, mais que o triplo do desempenho do presidente Jair Bolsonaro, que alcança 20%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 9%; o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), 1%.

No segundo cenário, a consultoria testou o nome do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), no lugar de Doria. O quadro muda pouco. Lula ficou com 62%; Bolsonaro, 20%; Ciro Gomes, 9%; Leite, 3%.

O percentual de Bolsonaro não se altera em teste de segundo turno. Na simulação de uma disputa final contra Lula, o petista vence o atual presidente por 67% a 20% na Bahia. “Bolsonaro não ganha quase nada entre o primeiro e o segundo turno”, afirma o cientista político Andrei Roman, diretor do Atlas e responsável pela pesquisa. “O que costuma ser chamado de centro é muito fraco na Bahia. Ocorre então uma antecipação do segundo turno”, completa.

Um estudo anterior do Atlas sobre o potencial de candidatos da chamada terceira via mostrou que o Nordeste é a região com menor aderência da ideia “nem Lula nem Bolsonaro”, lembra Roman. Só 13% do eleitorado da região demonstra interesse por um nome alternativo.

Na disputa pelo governo da Bahia, mostra a atual pesquisa, o favoritismo do PT arrefece. Nesse caso, quem lidera isolado é o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, com 45% dos votos totais, desempenho que lhe garantiria vitória no primeiro turno.

Atrás dele aparecem o ex-governador Jaques Wagner (PT), com 27%; o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), com 4%; e o ex-vereador Marcos Mendes (Psol), também com 4%.

Em simulação de segundo turno para governador, ACM Neto vence Wagner por 49% a 39%. Com 10,2 milhões de eleitores (7% do total), a Bahia é o quarto maior colégio eleitoral do país, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Na eleição presidencial de 2018, o Estado foi na contramão da maior parte do país e deu vitória ao petista Fernando Haddad no primeiro e no segundo tumo. Na disputa final contra Bolsonaro, o ex-prefeito de São Paulo venceu por 72,7% dos votos válidos baianos a 27,3%.

A força do PT no Estado também ficou evidente na disputa pelo governo estadual. Candidato à reeleição, o petista Rui Costa venceu no primeiro turno com 75,5% dos votos válidos. Apoiado na época por ACM Neto, o candidato Zé Ronaldo (DEM) ficou com 22,3%. O Atlas também investigou a imagem de um grupo selecionado de personalidades políticas.

Eleitores foram provocados a responder se tinham imagem positiva ou negativas de algumas figuras apresentadas. O líder em imagem positiva é o governador Rui Costa, com 63%. Ele é seguido de perto por Lula, que marcou 60% nesse quesito. ACM Neto apareceu em terceiro ligar com 58%, 12 pontos a mais que Jaques Wagner. Os demais presidenciáveis apresentam percentuais consideravelmente menores.

Ciro Gomes tem 26% de imagem posítiva no Estado; Bolsonaro marca 17%; o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro alcança 15%; Eduardo Leite e João Doria empatam com 14%.

No ranking de imagem negativa, Bolsonaro aparece em primeiro lugar com 74%. É seguido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, com 71%, e por Sergio Moro, com 69%. Com informações do Política Livre.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas