Nesta sexta-feira (19), Salvador inicia a preparação para receber o primeiro Festival de Capoeira: ancestralidade e resistência. O lançamento desse levante artístico, cultural e empreendedor será realizado no Teatro Vila Velha, Campo Grande, às 19h, e contará com as participações de mestres da capoeira, da cultura popular, autoridades políticas e acadêmicas, artistas e grandes nomes da capoeira local e nacional.
Em sua largada, o festival contará com o mestre Tonho Matéria como anfitrião e trará na programação apresentações da orquestra de berimbaus, recital de poesia, performance de dança. Toda essa agitação servirá como prévia do que ocorrerá durante os dias 20 a 23 de janeiro de 2022, quando mestres, contramestres, iniciantes, estudiosos e amantes dessa arte genuinamente brasileira compartilharão e trocarão saberes, experiências, vivências e fortalecerão o espírito de luta e resistência presentes na capoeira.
A programação girará em torno de cinco eixos temáticos: Capoeira tem luta por direitos (dedicado às rodas de conversas, debates e os encontros com pesquisadores), Capoeira tem erê (numa referência aos orixás criança e voltado para a participação infanto juvenil e juvenil ), Capoeira tem Magia (voltado para as artes na linguagem da música, composições, expressões diversas e um desfile de moda); Capoeira tem Criatividade (voltado para a realização da feira e roda de negócio com artesanato e gastronomia), Capoeira tem ancestralidade (oficina e espaços de vivência com os griôs e capoeiristas).
O encerramento do festival ocorrerá no melhor estilo das festas populares baianas, quando os participantes percorrerão as ruas da capital baiana na Berimbalada, um grande ato cultural em defesa da capoeira e dos nossos griôs conclamando com música, alegria e dança o espírito da capoeira.
Para saber mais, fique atento às redes sociais do Capoeira em Movimento no Instagram, Facebook e YouTube (@capoeiraemmovimentobahia). Vale salientar que o acesso às dependências do Teatro Vila Velha só será permitido com a apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19 completa. As informações são de assessoria.