Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Operação do parque eólico ‘Morro do Chapéu Sul II’ é iniciada e empreendimento evitará emissão de carbono na atmosfera

Investimento de cerca de R$1,92 bilhão | FOTO: Divulgação |

A operação do parque eólico ‘Morro do Chapéu Sul II’, nos municípios chapadeiros de Morro do Chapéu e Cafarnaum foi iniciada nesta quinta-feira (25) e o empreendimento evitará a emissão de aproximadamente 992 mil toneladas de carbono na atmosfera anualmente. A expectativa é que o parque esteja em plena operação até janeiro de 2022.

‘Morro do Chapéu Sul II’ é o quarto empreendimento renovável da empresa ‘Enel Green Power’ a entrar em operação no Brasil este ano. O parque eólico, com 353 MW de capacidade instalada e, quando estiver em plena operação, será capaz de gerar mais de 1.800 GWh de energia por ano, obteve o investimento de cerca de R$ 1,92 bilhão.

Para o início das operações, foi realizado um evento de inauguração que contou com a presença de autoridades como o governador da Bahia, Rui Costa (PT) e a prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araujo (PL).

‘Morro do Chapéu Sul II’ está localizado onde foi construído e é operado, desde janeiro de 2018, o parque eólico de ‘Morro do Chapéu Sul’, com 172 MW. Da capacidade instalada total do novo empreendimento, cerca de metade já está conectada ao Sistema Interligado Nacional.

“Este parque é muito importante não apenas para a Bahia, mas para todo o Brasil. Se existe um lugar no mundo com potencial para a energia limpa, este lugar é o nosso país. E a Bahia possui os melhores ventos. Temos divulgado internacionalmente o potencial eólico e solar do Estado e conversado com empresas que nos procuram para investir em energia renovável, como a Enel Green Power. Queremos continuar na liderança em geração limpa e participar de novos projetos”, declarou Rui.

Parques na Bahia
Atualmente, segundo informações do governo do estado, a Bahia possui 205 parques eólicos e 34 parques fotovoltaicos em operação. Dentre os municípios baianos beneficiados com a instalação de parques fotovoltaicos estão: Tabocas do Brejo Velho, Bom Jesus da Lapa, Juazeiro, Guanambi, Barreiras, Itaguaçu da Bahia, Oliveira dos Brejinhos e Casa Nova. Já os eólicos funcionam em Sento Sé, Caetité, Morro do Chapéu, Campo Formoso, Gentio do Ouro, Igaporã, Guanambi, Pindaí, Mulungu do Morro, Brotas de Macaúbas, Várzea Nova, Cafarnaum, Sobradinho, Casa Nova, Brumado, Xique-Xique, Bonito, Ourolândia, Dom Basílio e Umburanas.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas