Uma das mais belas paisagens e atrativos naturais da Chapada Diamantina, o Poço Encantado, localizado no município de Itaetê, costuma receber diversos elogios em razão das suas águas cristalinas da gruta, no qual as pedras e a vegetação submersas produzem o fenômeno que torna o seu interior azul, na medida em que os raios de luz de sol incidem em sua superfície.
Este efeito encantador pode ser admirado em qualquer época do ano. No entanto, o espetáculo visual fica ainda melhor entre os períodos de abril e setembro, nos horários entre 9h30 e 14h. No entanto, o fenômeno pode também ser contemplado neste final do ano, todos os dias, entre os horários das 8h às 16h.
O poço, com 65 metros de profundidade, com águas ricas em calcário, e 110 metros de comprimento, fica localizado dentro de uma gruta com cerca de 70 metros de altura, onde o acesso pode ser considerado de grau médio. Após descer uma longa escadaria se chega à entrada da caverna, que tem um acesso íngreme e escuro, mas que com a ajuda dos guias e lanternas, a visita torna-se tranquila.
Proibido banhar-se
Apesar de ser proibido banhar-se no poço em razão de sua preservação que permite, inclusive, a sua cor azulada, intensa e transparente, a contemplação visual do atrativo natural já vale como uma experiência enriquecedora, permitindo uma aproximação ainda maior com a natureza. No local, o recomendado é que apenas sejam levadas água e máquinas fotográficas para o registro dos momentos. Jornal da Chapada com informações de Blog Venturas.