Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Ricardo Mascarenhas lidera ‘força tarefa’ para recuperar Itaberaba e assistir população após temporal

Ricardo Mascarenhas está à frente da força tarefa | FOTO: Divulgação |

A população de Itaberaba, município que é o portal de entrada para a Chapada Diamantina, tem vivido dias difíceis por conta dos temporais de prenúncio de verão que têm castigado a região nos últimos dias. No último final de semana, por exemplo, só em uma noite choveu 130 milímetros.

O prefeito do município, Ricardo Mascarenhas (PP), organizou uma força tarefa para socorrer desabrigados, pessoas em situação de emergência, e a cidade como um todo que teve sua infraestrutura castigada pelas chuvas. Nesta segunda-feira (29), o prefeito recebeu a visita do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Alves.

O secretário se reuniu com o gestor, com a Defesa Civil do município e com o superintendente estadual de Proteção e Defesa Civil, Cel. Carlos Miguel. A força tarefa tem como objetivo dar apoio e suporte técnico para que a prefeitura busque recursos federais para amenizar a situação do município, inclusive, agilizando a homologação de decretos emergenciais.

“Continuamos na correria do pós-chuva buscando resoluções efetivas para a condição caótica que assola Itaberaba. Recebemos nessa tarde o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil Alexandre Alves, que veio dar uma força pra nós depois da tragédia que vivemos. Ele também vai nos ajudar com suporte técnico para agilizar o acesso à recursos federais, que podem revitalizar vários pontos da nossa cidade e evitar danos futuros”, descreve Ricardo em rede social.

“O momento é de unir poderes e forças para amenizar o sofrimento e seguir em frente na reconstrução da cidade”, completa o prefeito. Outros municípios da região também sofreram com as chuvas do período, por conta disso, essa mesma força tarefa dará suporte a essas localidades. Para isso, os prefeitos que compõem o Consórcio Regional Chapada Forte vão se reunir às 10h desta terça-feira (30), no Centro Integrado Administrativo de Itaberaba (CIA).

Açude Juracy Magalhães
O volume de agua recebido pelo açude Juracy Magalhães, nas últimas 24 horas, e também, o perigo representado para a população do Bairro Campo do Governo, com a iminência de rompimento da Represa do Riacho do Feijão, que corta a BR-242, no Km 88, altura do Posto Santa Helena, uma equipe técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), liderada por Ricardo Martins, que é diretor na cidade visitou o local. O prefeito Ricardo Mascarenhas acompanhou a comitiva que esteve na represa para avaliar a situação.

Segundo informações, o diretor do Dnit deixou evidente que a intervenção precisa ser imediata. “É preciso abrir mais um sangradouro e fazer o alargamento do canal para que a água flua com mais espaço e sem tanta velocidade” e “essa medida é imediata, pois o volume de água já está no limite e um rompimento pode danificar gravemente a estrutura da rodovia”, disse Martins.

Por falar nos perigos da represa do Riacho do Feijão, os aterramentos que foram feitos no local para construções são criticados pela cidade inteira como uma tragédia anunciada. E, para nossa supresa, nesta segunda-feira, o ex-prefeito João Almeida Mascrenhas Filho, admitiu para o engenheiro do Dnit que é o proprietário do terreno e o responsável pelo aterramento do sangradouro da represa.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas