O final de semana está próximo e a previsão do tempo é uma aliada para a programação das trilhas e visitas aos atrativos naturais da Chapada Diamantina. Por isso, é necessário estar atento à previsão do tempo. No entanto, conforme o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a tendência de tempo instável ainda em diversas partes da Bahia neste fim de semana, o que não favorece as atividades de lazer.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os municípios turísticos chapadeiros de Lençóis, Andaraí, Mucugê, Iraquara, Itaetê, Ibicoara e Rio de Contas terão o sábado de tempo encoberto com chuvisco e o domingo de muitas nuvens, com pancadas de chuvas isoladas.
Já os municípios chapadeiros de Nova Redenção, Rio de Contas, Morro do Chapéu e Jacobina têm uma pequena diferença apenas no sábado, que será o dia todo de tempo encoberto, sem chuvisco. O domingo também será de muitas nuvens, com pancadas de chuvas isoladas.
De acordo com o guia Homero Vieira, com tempo de muita chuva, os passeios às trilhas e atrativos ficam comprometidos. Mas em alguns casos, a depender da quantidade de chuva, há diversas opções de lugares para conhecer ou visitar na região chapadeira.
Ao Jornal da Chapada (JC), o guia listou algumas opções, para caso a chuva dê uma trégua no final de semana, mas que precisam ser apreciadas com a presença de um guia: Mucugê – Projeto Sempre Viva; Ibicoara – Cachoeira do Buracão; Andaraí – Cachoeira do Bocório; Igatu – Cachoeira do Garapa; Lençóis – Cerano; Palmeiras – Pai Inácio; Itaetê – Pedra da Arara; Nova Redenção – Poço Azul; Iraquara – Gruta Lapa Doce e Pratinha.
Jornal da Chapada