O ‘Projeto de Controle do Tabagismo’ foi iniciado no município de Marcionílio Souza, na Chapada Diamantina, pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Básica.
A iniciativa está sendo desenvolvida pela farmacêutica Jéssica Mendes, que junto à equipe de saúde, realizará o acompanhamento completo, direcionado ao tratamento para cessação de tabagismo.
Doença crônica que ocorre a dependência física, química e comportamental, o tabagismo gera inúmeros problemas de saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabaco é responsável por matar mais de 8 milhões de pessoas por ano.
“Se você tem interesse em parar de fumar, não perca essa oportunidade. Faça seu cadastro na Unidade Básica de Saúde mais próxima e mude de vida”, reforça a gestão por meio das redes sociais.
No projeto, são criados grupos nas Unidades de Saúde da Família (USF) com pessoas que desejam parar de fumar, no quais são acompanhadas por uma equipe multiprofissional e recebem medicamentos considerando suas necessidades individuais.
O primeiro grupo foi atendido na USF do povoado do ‘Caxá’ pela farmacêutica, além da enfermeira, Alessandra, e o médico Dr. André. Também estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Nay Britto, e a coordenadora da atenção básica, Kariele Rocha.
Jornal da Chapada