O município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, foi inserida no sistema integrado de informações sobre desastres S2ID, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, após decretado situação de emergência devido às fortes chuvas que assolam a região chapadeira.
A partir das avaliações técnicas que estão sendo realizadas pela Defesa Civil e Secretaria de Ordem Pública, com apoio da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec), ações emergenciais e de socorro às famílias serão realizadas para minimizar os danos provocados.
A prefeitura, administrada pelo prefeito Helder Lopes Campos, o popular ‘Dinho’, adotou algumas medidas emergenciais. O gestor colocou à disposição da sociedade rural todos os tratores para emergências. “Para solicitar, basta fazer contato com os representantes de cada localidade e informar sobre a necessidade”, aponta nota da gestão.
Ainda conforme dados, a prefeitura vai disponibilizar um espaço para famílias em situação de vulnerabilidade que estão desabrigadas ou residem em locais que ofereçam riscos. O galpão de abrigo fica em frente à praça da academia de Saúde.
Como ação social, foram entregues 140 cestas básicas na sede do município para famílias vulneráveis, e assim que as estradas forem liberadas, mais 460 serão distribuídas na zona rural.
Por meio das redes sociais, a prefeitura informa “que está vigilante para atender qualquer emergência”. Foi solicitado “que a população tenha cautela em trafegar durante as estradas da zona rural e nos contate para qualquer eventualidade de urgência”.
Jornal da Chapada